Quinta-Feira, 21 de março de 2019

Postado às 17h15 | 07 Jan 2019 | Redação Caern comunica sobre disponibilidade do serviço de esgoto no Alto da Conceição e Belo Horizonte

Crédito da foto: Divulgação/Caern A entrega de comunicados começou nesta segunda-feira

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciou nesta segunda-feira, 7, a entrega de comunicados liberando a ligação de esgoto à rede para os moradores de parte dos bairros do Alto da Conceição e Belo Horizonte em Mossoró. A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação da Caern.

De acordo com a Caern, quem receber os comunicados informando sobre a disponibilidade do serviço tem a obrigação de providenciar a ligação contratando profissional de sua confiança para canalizar os efluentes do seu coletor interno até a rede de esgoto. É também necessário que as caixas existentes nas calçadas não sejam cobertas por pisos permitindo em caso de manutenção o acesso da equipe da Caern. Outras informações podem ser obtidas junto aos escritórios da Caern localizados no Centro, Alto de São Manoel, Santa Delmira e Nova Betânia.

Segundo o órgão, o contrato de adesão do cliente com a Caern e a lei 11.445 de 2007, conhecida como a Lei do Saneamento, são os documentos que embasam a cobrança pelo serviço de esgoto. A cobrança da taxa de esgoto corresponde a 70% do valor cobrado pelo abastecimento de água. Se o morador paga a tarifa básica de R$ 39,99 pelo abastecimento de água, irá ter um acréscimo de R$ 27,99 referente a cobrança da taxa de esgoto.

A companhia explica que a coleta e tratamento de esgotos encerra o ciclo do abastecimento de água. A Caern entrega a água e os efluentes gerados pelo uso da mesma retornam para a coleta de esgoto e para receber o devido tratamento beneficiando assim não só a saúde da população, como o meio ambiente. O saneamento básico também provoca impactos na economia ao valorizar as áreas que são atendidas pelo serviço.

Para coletar o esgoto destes bairros existem duas Estações que levam os efluentes para as Estações de Tratamento. Uma fica localizada na Cunha da Mota, próximo ao canal e a outra na rua projetada por trás do supermercado Queiroz do Alto da Conceição.

A obra de esgotamento sanitário do Alto da Conceição e do Belo Horizonte foi realizada pela Prefeitura de Mossoró e está sendo colocada em funcionamento pela Caern que possui a concessão para operar o serviço de água e esgoto na cidade. Parte do Alto da Conceição e do Belo Horizonte já estavam sendo atendidos pela coleta e tratamento de esgoto desde o ano passado. Com a entrada em operação de mais uma Estação de Bombeamento foi possível estender o serviço para a totalidade dos dois bairros. Em Mossoró, todo o esgoto coletado é tratado em lagoas de estabilização que existem nas Cajazeiras e no Rincão.

Tags:

Caern
rede de esgoto
disponibilidade
Alto da Conceição
Belo Horizonte

voltar