Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 11h30 | 22 Jan 2019 | Redação Sisu começa receber inscrição nesta terça. São mais de 5 mil vagas na Ufersa e Uern

Crédito da foto: Reprodução Uern oferece 2.424 vagas em cursos de gradução

O Sistema de Seleção Unificada abre inscrição nesta terça-feira (22) e traz novidades. Pelo Sisu, os estudantes usam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para ingressar em instituições públicas. Nesta edição, são mais de 235,4 mil vagas distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país. Logo na inscrição, é possível escolher até duas opções de cursos. A lista das vagas pode ser consultada no site do programa.

A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.

Outra novidade é que o candidato não selecionado na chamada regular poderá escolher, para a lista de espera, a 1ª ou 2ª opção informada no período de inscrição.

Uma vez por dia, o sistema do Sisu divulga as notas de corte de cada um dos cursos disponíveis. Trata-se de uma estimativa com base nos candidatos inscritos até o momento. Embora não seja uma garantia da vaga, é possível usar a informação para orientar a escolha.

A inscrição ao Sisu pode ser feita de terça a sexta-feira (25). O resultado será divulgado no dia 28. A matrícula dos selecionados deve ser feita do dia 30 de janeiro ao dia 4 de fevereiro.

Do dia 28 ao dia 4 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular em nenhuma das opções podem manifestar o interesse em participar da lista de espera. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.

Somente as duas universidades públicas com campus central em Mossoró estão ofertando mais de 5 mil vagas de acesso.

Há, também, uma novidade em relação à seleção para os cursos da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). O ingresso na instituição se dará por meio de um único processo de seleção, no qual os estudantes serão convocados no início do ano e a seleção será feita para os dois semestres, ou seja, todos os aprovados no Sisu para a Ufersa terão de realizar matrícula, entregar documentação, agora, já no início do ano, independente se vão ingressar no primeiro ou no segundo semestre letivo de 2019.

A Ufersa está oferecendo 2.710 vagas em 29 cursos de graduação distribuídas entre os primeiro e segundo semestres de 2019 nos campi de Angicos, Caraúbas, Pau dos Ferros e no campus sede, em Mossoró.

Já na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) são 2.424 vagas nos cursos regulares de graduação, na modalidade presencial, para o ano letivo de 2019.

Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio de 2018, obteve nota na redação diferente de zero e não esteja na situação descrita no item 2.5 do edital do Enem 2018.

 

Uern oferece outras 2.424 vagas

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vai ofertar outras 2.424 vagas nos cursos regulares de graduação na modalidade presencial através do Sisu para o ano letivo de 2019.

As vagas ofertadas serão distribuídas por categorias: Cota Social, destinada a candidatos egressos da rede pública de ensino, na proporção de 50% do total de vagas; Cota para Pessoas com Deficiência, na proporção de 5% do total de vagas; Não Cotista, candidatos não pertencentes a Cota Social ou a Cota para Pessoas com Deficiência, na proporção de 45% do total de vagas.

Ao JORNAL DE FATO, O reitor da Uern, Pedro Fernandes, falou que a expectativa é para que todas as vagas ofertadas sejam preenchidas. “As expectativas são boas, principalmente depois das avaliações positivas dos nossos cursos pelo CEE e pela editora abril. Também com os novos cursos de mestrado e doutorado, além da crescente política de assistência estudantil, tudo torna a Uern atrativa”, ressaltou.

 

Cronograma do Sisu

22/01 a 25/01

Período de inscrição

28/01

Resultado da chamada regular

28/01 a 04/02

Prazo para participar da Lista de Espera

30/01 a 04/02

Matrícula da chamada regular

Devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.

07/02

Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

Fonte: MEC.

Tags:

Sisu
inscrição
Ufersa
Uern
ensino superior
Ministério da Educação

voltar