Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 11h30 | 31 Jan 2019 | Redação Sesap, Femurn e Cosems promovem reunião em Mossoró sobre a regionalização

Crédito da foto: Arquivo Secretário Cipriano Maia estará em Mossoró na próxima semana

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) convoca os Prefeitos e Secretários Municipais das Regiões Oeste e Vale do Assú, que compõem a II e VIII Regiões de Saúde, para participar de reunião promovida, conjuntamente, com a Secretaria de Estado da Saúde Pública do (Sesap) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), sobre a regionalização e implantação dos Consórcios de Saúde, pelo Governo do Estado, em parceria com os Municípios.

O evento será no auditório da II Ursap, em Mossoró, na próxima terça-feira (05), a partir das 08h30min, com a presença do secretário de Estado da  Saúde Pública, Cipriano Maia de Vasconcelos e equipe da Sesap,  presidente da Femurn e prefeito de São Paulo do Potengi, José Leonardo Cassimiro de Araújo (Naldinho), da presidenta do Cosems, Débora Costa dos Santos. 

A iniciativa de implantação da Regionalização e dos consórcios da Saúde tem o objetivo de racionalizar recursos, solidarizar obrigações e benefícios e garantir maior eficiência no atendimento à população. A Femurn considera de extrema relevância a participação dos prefeitos e gestores municipais da Saúde das duas regiões de saúde, que representam parte dos municípios das regiões Oeste e Vale do Assú. 

O presidente da Femurn, José Leonardo, considera que a parceria com o Governo do Estado será importante para os municípios: "O custo da Saúde Pública é muito alto, e as parcerias serão sempre bem-vindas. Hoje, os municípios já se organizam em consórcios de saúde para a operação na área de resíduos sólidos, por exemplo, com bons resultados e importantes avanços, em algumas regiões do estado. Inicialmente, precisamos conhecer a proposta do Governo do Estado para essa pretensa atuação conjunta da Saúde Pública, e debatermos, logicamente, a viabilidade financeira e prática das ideias entre os gestores, garantindo assim, as condições necessárias para a execução do Projeto e, consequentemente, oferecer um melhor atendimento à população", afirma.

Os consórcio de Saúde  consistem em uma iniciativa autônoma de municípios (geralmente) circunvizinhos que se associam para gerir e prover conjuntamente serviços referentes à promoção, proteção e recuperação da saúde de suas populações, promovendo um maior ordenamento na utilização dos recursos. 

Uma diretriz da gestão na Sesap será o fortalecimento da regionalização da saúde e criar agências regionais que possam operar as ações e serviços que estão na responsabilidade dos municípios. “Iremos buscar a criação de consórcios regionais que possam fazer a gestão desses serviços com financiamento tripartido (União, Estado e municípios). A partir daí estaremos potencializando os recursos e trabalhando uma melhor economicidade do gasto e racionalização da gestão”. disse o secretário Cipriano Maia de Vasconcelos.  

Recentemente, Cipriano  Maia esteve no Estado do Ceará conhecendo a gestão bem sucedida do governo nas policlínicas regionais. Ele pretende seguir o modelo do estado vizinho em busca de uma melhor resolutividade na média complexidade, tanto na função ambulatorial, como no apoio de diagnósticos e exames. “Essa será uma perspectiva de trabalho do governo nos dois primeiros anos de administração”, disse o secretário.
 

Tags:

Saúde
Femurn
Cosems
Sesap
Mossoró
Usarp

voltar