Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 10h45 | 03 Fev 2019 | Redação Universidade avança na assistência estudantil e na representatividade

Crédito da foto: Uern/Agecom Estudantes da UERN encontram apoio e atenção na PRAE

Em 2020 o corpo estudantil da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) terá mais diversidade e respaldo das políticas de ações afirmativas com a sanção pelo governo do Estado da lei que aprovou as cotas étnico-raciais inseridas na reserva de 50% das vagas destinadas ao sistema de Cotas Social já adotado pela instituição há 16 anos. Também foi preservada a reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência. Outra novidade é o argumento da regionalização, que prioriza os estudantes que estudaram integralmente em escolas públicas ou privadas do Rio Grande do Norte.

“A UERN vem adotando ao longo dos anos mecanismos para minimizar as disparidades sociais e assegurar o acesso ao ensino superior. A implantação das cotas étnico-raciais, bem como a regionalização refletem um compromisso da nossa gestão e uma conquista coletiva, principalmente para o movimento estudantil, afirma o reitor Pedro Fernandes.

O coordenador-geral do DCE/UERN, Paulo Sérgio, aluno do curso de Direito, destaca que essa é uma vitória histórica para o movimento estudantil. “Em 2016 promovemos o Encontro de Negros e Negras da UERN, desse evento saiu a carta afirmativa onde um dos pontos era a necessidade das cotas raciais. É uma grande vitória para os estudantes que querem estudar na Universidade, mas não têm tantas oportunidades devido ao racismo estrutural em nosso País. Queremos agora uma política de permanência desses estudantes, ressaltou Paulo Sérgio.

Sobre essa política de permanência, a UERN registra importantes avanços na assistência estudantil desde a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Em pouco mais de seis meses de existência da Pró-reitoria, as ações e serviços voltados para este segmento ampliaram significativamente.

Reitor Pedro Fernandes fala de medidas implementadas

No último semestre, oferta de bolsas do Programa de Assistência Estudantil (PAE) cresceu 25%, saltando de 200 para 250. Também foi ampliada e otimizada a oferta de vagas em Residências Universitárias. “Implantamos a residência universitária de Caicó, que há mais de dois anos se buscava um imóvel. Além disso, conseguimos realizar mudanças em imóveis antigos de residências universitárias, melhorando as condições de moradias dos estudantes”, informa o pró-reitor Erison Natécio da Costa Torres. A PRAE propôs ainda a criação do “auxílio reprografia”, que visa proporcionar aos alunos carentes o acesso aos materiais bibliográficos.

Por meio de diálogo da Pró-reitoria com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), foi implantado o programa “Café Cidadão” no Restaurante Popular do Campus Central. A unidade serve, diariamente, 200 cafés da manhã pelo valor simbólico de R$ 0,50 (cinquenta centavos) cada. Com o programa, além do almoço ao preço de R$ 1 (um real), a comunidade acadêmica também tem acesso ao café da manhã também a um preço simbólico.

“Montamos as seletivas para compor as equipes universitárias da UERN e hoje temos as equipes montadas, treinando e participando de eventos esportivos como os JURN’s. Realizamos o Festival Esportivo da UERN. Também ampliamos consideravelmente o Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA), garantindo a realização do evento em todos os campi da UERN, e os atendimentos especializados com visitas periódicas aos campis avançados”, frisa o pró-reitor.

A PRAE otimizou ainda a política de estágio não-obrigatório, inclusive com a proposição de uma resolução específica. A oferta dessa modalidade de estágio no âmbito da UERN foi ampliada em mais de 100%.

Erison Natécio destaca que em pouco tempo a PRAE conseguiu avançar em vários eixos da assistência estudantil. “Reforçamos as práticas esportivas, ampliamos a oferta de bolsas, demos uma nova roupagem ao SAMBA, ampliamos significativamente as ações dos serviços especializados como atendimento psicológico. Tudo isso é resultado de um trabalho em equipe contínuo”, destaca.

Para ele, uma Pró-reitoria específica para assuntos estudantis era uma necessidade para a Instituição, que atualmente tem 89% do seu corpo discente formado por alunos que são oriundos de escola públicos. São estudantes, em sua maioria, que merecem mais atenção e apoio para permanecer na Universidade e terminar seus cursos. “O reitor Pedro Fernandes defende que a UERN deve ser pautada pela perspectiva de universidade socialmente referenciada. Nisso, a PRAE é resultado de uma assistência estudantil sendo centralidade estratégica na garantia de democratização do acesso e permanência de qualidade”, finaliza.

 

Universidade presta apoio psicossocial e expande projetos

A PRAE otimizou os atendimentos de apoio social, psicológico e psicopedagógico, auxiliando os estudantes no acompanhamento e/ou cuidado de saúde e atenção psicossocial. A Pró-reitoria oferece serviços de escuta qualificada, garantindo assistência para a permanência de estudantes dando suporte para superação problemas que comprometam o desempenho acadêmico e social.

No ano de 2018, foram realizados 172 atendimentos, dentre os quais 44% relacionados a transtornos de saúde mental, enfatizando os quadros de ansiedade e depressão; 31%, problemas acadêmicos e 25% conflitos de ordem pessoal.

Já o projeto de Práticas Integrativas visa a realização de atividades interligadas para a promoção e prevenção a saúde integral dos estudantes da UERN. A ação promove oficinas, cursos, atividades esportivas, culturais e atendimentos com a equipe especializada de apoio psicossocial da PRAE.

No ano de 2018, as Práticas Integrativas foram realizadas como Projeto Piloto na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS). Na política de expansão da Assistência Estudantil, a previsão é que em 2019, os encontros sejam ampliados às demais Faculdades e Campi Avançados, sendo alinhadas as demandas junto às unidades acadêmicas.

Outra ação desenvolvida pela PRAE é o Grupo de Apoio e Orientação em Saúde Mental. A iniciativa promove encontros coletivos de escuta e orientação sobre diversas temáticas na área de saúde mental, destinados a discentes, docentes e técnicos administrativos da UERN. A atividade promove palestras, oficinas, dinâmicas para atender demandas das unidades acadêmicas.

Tags:

Uern
estudante
assistência
Mossoró
Rio Grande do Norte

voltar