Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Postado às 10h00 | 05 Fev 2019 | Redação Município registrou quase 500 infrações por dirigir sem possuir CNH em 2018

Crédito da foto: Marcos Garcia/Arquivo O Detran registrou 481 infrações deste tipo em Mossoró em 2018

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) registrou 481 infrações por dirigir sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para dirigir em Mossoró entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2018.

Ela foi a primeira no ranking no município. Ainda de acordo com o setor de Estatística do Departamento informa que a cidade teve 198 infrações por conduzir o veículo registrado que não esteja devidamente licenciado.

O relatório destaca também para a condução de motocicleta, motoneta e ciclomotor sem usar o capacete, conduzir o veículo sem os documentos porte obrigatório e dirigir sob influência do álcool. O primeiro registrou 155infrações, o segundo teve 148 notificações e o último 73.

Em todo o Rio Grande do Norte, dirigir sem possuir CNH teve 4.875 infrações dessa natureza foram notificadas no decorrer do ano, correspondendo a 22,30% do total de multas catalogadas no sistema do Detran no período.

Em números absolutos, esse tipo de infração teve uma queda quando comparado com o ano anterior. Nesse caso, foram notificadas 5.254 infrações em 2017, resultando numa queda de 379 autuações em 2018. O percentual de queda foi de 7,2%. Já no ranking geral, em 2017, a infração de dirigir sem possuir documento de habilitação também estava no topo da lista, correspondendo a 22,45% de todas as multas registradas pelo Detran naquele ano.

De acordo com os dados, a infração de conduzir veículo por motorista não habilitado é mais presente nos municípios do interior do Estado. Nesse caso, é comum as blitzen de fiscalização flagrarem menores de idade pilotando, principalmente, motocicletas ou ciclomotores, o que resulta num perigo maior para segurança no trânsito, já que esses tipos de veículos são os que mais se envolvem em acidentes.

Dirigir sem possuir CNH é registrada no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como infração de natureza gravíssima, com notificação de 7 pontos na CNH do proprietário do veículo automotor conduzido por cidadão não habilitado. O valor da multa gravíssima é multiplicado pelo fator três, o que eleva a multa para R$ 880,41. Outra punição administrativa é que o veículo fica retido até a apresentação de um condutor habilitado.

Confira o ranking de Mossoró:

Tags:

Mossoró
Município
Detran
Rio Grande do Norte
CNH
infrações

voltar