Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 10h45 | 17 Fev 2019 | Redação Projeto sobre inclusão terá destaque em evento em Toronto, no Canadá

Crédito da foto: Bruno Martins Padre Charles Lamartine e Ana Lúcia Aguiar

Amina Costa/JORNAL DE FATO

Quando se fala em educação inclusiva, pressupõe-se compreender toda uma complexa realidade presente nas salas de aula, de forma que discuti-la é de suma importância para o melhoramento de relações que não se limitam apenas às escolas. Essa discussão sobre inclusão foi o tema de um estudo feito pela professora doutora Ana Lúcia Aguiar, que é diretora do setor de Políticas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A professora terá a oportunidade de apresentar o seu trabalho (um papper), que foi elaborado durante o Estágio Pós-Doutoral em Educação na Universidade Federal do Ceará, no evento da Pesquisa Educacional Americana de 2019 (AERA), que acontecerá entre os dias 5 e 9 de abril em Toronto, no Canadá. O trabalho foi desenvolvido junto com o doutorando em educação Me. padre Charles Lamartine.

“As sessões com atividades de trabalho enfocarão as perspectivas da pesquisa no âmbito da inclusão conjugando pesquisadores de todas as Américas no sentido de buscarmos, em parceria, formação para a educação de crianças, jovens e adultos que requeiram nas práticas educativas equidade, qualidade, inclusão, igualdade de oportunidade e proponham políticas públicas que garantam a marca das sensibilidades em seus documentos e ações”, informa Ana Lúcia Aguiar.

O projeto “A Aprendizagem da Convivência Pacífica na Perspectiva Inclusiva: (Auto) biografia como uma prática reflexiva de formação no ensino superior” foi desenvolvido a partir do estudo sobre a (re)significação da formação docente na perspectiva inclusiva, através da (auto) biografia de professores, como uma prática reflexiva para uma convivência pacífica no ensino superior para uma educação das sensibilidades.

“Para o projeto, foi discutida a aprendizagem da convivência pacífica na perspectiva do aprender a conhecer, aprender a conviver, aprender a ser, aprender a fazer para a quebra de barreiras atitudinais, procedimentais, conceituais entre os sujeitos acadêmicos em todas as dimensões da relação de aprendizagem”, disse Ana Lúcia Aguiar.

O Simpósio Educação Inclusiva e Emoções reúne pesquisadores da área da inclusão educacional, Brasil, Chile, Argentina e México. A AERA é a maior conferência mundial apresentando as últimas pesquisas sobre questões e desenvolvimentos educacionais significativos. Promove pesquisa científica, comunicação, intercâmbio e oferece oportunidade para os pesquisadores compartilhar os resultados dos estudos teóricos desenvolvidos e dá ainda a possibilidade de aprendizado com colegas de todo mundo, além de desenvolver colaborações sustentáveis.

A professora Ana Lúcia Aguiar tem, ainda, viabilizado com alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uern um trabalho de Formação Continuada em países da América Latina desde 2013, tendo sido recebida por universidades da Argentina, Chile, Peru, México e Cuba com foco na formação de uma rede latino-americana de promoção à efetivação dos direitos das pessoas com deficiência e políticas afirmativas.

Dain desenvolve trabalho de inclusão na Uern

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), somando com a Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), desenvolvem no âmbito da universidade, bem como em contexto local, ações fundamentais na formação de recursos humanos, políticas e gestão da educação em diferentes áreas de conhecimento.

A Dain está ligada à Administração Superior com um trabalho somado com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). O trabalho desenvolvido pela Dain consubstancia-se nas propostas gerais de ação com base nas Legislações Nacionais e Internacionais de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

A diretoria tem o objetivo de promover e ampliar intercâmbio com diversas entidades, instituições, fundações, associações, objetivando o gerenciamento, a transmissão e o aprimoramento de técnicas e metodologias no campo da educação especial e inclusão.

“A Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas atende, acompanha e apoia estudantes, professores e técnicos administrativos com deficiências tendo como base a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, bem como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Protocolos e Convenções Internacionais com vistas à garantia dos direitos do espaço de ensino, pesquisa e extensão que consolidem ações e práticas voltadas às diferenças, à inclusão educacional, social e inserção no mercado de trabalho”, explica a professora Ana Lúcia Aguiar.

Está no plano estratégico da Dain/Uern possibilitar às pessoas com deficiências acesso e participação, de forma independente, de todas as dimensões da vida acadêmica (Ensino, Pesquisa e Extensão) em igualdade de oportunidades como as demais pessoas, com a promoção de eliminação de obstáculos e barreiras à acessibilidade.

“A partir do referido Plano Estratégico de Ação, a Dain/Uern vem oportunizando um aumento do número de estudantes. Hoje, são 177 estudantes com deficiências e necessidades educacionais especial na instituição, fruto, sobretudo, de uma política inclusão e esforço coletivo, ressaltando-se que a entrada é apenas uma das preocupações, pois a continuidade do estudo com qualidade tem sido a meta da Dain/Uern”, comenta Ana Lúcia Aguiar.

ASSINE E LEIA A EDIÇÃO IMPRESSA DO JORNAL DE FATO (84 - 3323-8900)

Tags:

Canadá
Toronto
Uern
projeto
Ana Lúcia Aguiar
padre Charles

voltar