Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 10h45 | 22 Fev 2019 | Redação Professores da rede municipal votam indicativo de greve na próxima semana

Crédito da foto: Divulgação Os professores realizaram um protesto para chamar a atenção da Prefeitura de Mossoró

Os professores da rede municipal vão realizar na próxima quarta-feira (27) uma assembleia para discutir o indicativo de greve da categoria. Eles pedem que a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) chame a categoria para negociar sobre o reajuste salarial dos professores, que tem data-base no mês de janeiro.

De acordo com as informações repassadas pela presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM), estão na pauta de reivindicações dos professores municipais, além do piso salarial, o cumprimento de planos de carreiras, a publicação de mudanças de carreira de alguns servidores, que ocorreram em 2017, mas ainda não foram publicadas.

Está incluso na pauta de reivindicações, ainda, o reajuste do auxílio-deslocamento dos profissionais que trabalham nas escolas da zona rural de Mossoró. Outro ponto importante que é reivindicado pelos servidores da educação é a eleição direta de diretores das escolas municipais. Atualmente, os diretores são escolhidos por meio de indicação política.

“O Plano Municipal da Educação, de agosto de 2015, determina que deve haver eleição direta para os diretores das escolas municipais. Até hoje, essa determinação não foi cumprida e nós lutamos para que os diretores sejam escolhidos de forma direta. Infelizmente, quem determina a direção das escolas são vereadores, secretários e até mesmo os prefeitos”, disse Marleide Cunha, presidente do Sindiserpum.

Marleide Cunha explicou ainda que a parada de advertência que ocorreu na última quarta-feira, 20, reuniu os professores, agentes de saúde e agentes de combate às endemias, uma vez que essas categorias têm o piso salarial com a data-base em janeiro. No momento, apenas os professores estão com a data da assembleia marcada.

A presidente do sindicato fala ainda que os servidores municipais estão tendo retrocesso na gestão da atual prefeita, Rosalba Ciarlini, uma vez que ela se nega a receber as categorias para fazer negociações sobre o piso salarial. Marleide disse ainda que há três anos, os servidores do Município estão sem receber reajuste salarial, exceto os professores, que são regidos por lei federal.

“A nossa intenção com a parada de advertência é fazer que a prefeita se abra para negociar com a categoria, porque desde o mês de dezembro que nós protocolamos o ofício com as reivindicações, e a Prefeitura continua omissa e alegando que já está pagando o piso, mas faz três anos que os servidores não recebem reajuste. Servidor público está vivendo um retrocesso na gestão Rosalba Ciarlini”, afirma a sindicalista.

De acordo com as informações do sindicato, aproximadamente 300 servidores públicos municipais participaram da parada de advertência. Os servidores caminharam da sede do Sindiserpum até a Câmara Municipal, onde Marleide Cunha, com a pressão popular, foi convidada a utilizar a tribuna, denunciando os descasos da gestão Rosalba Ciarlini e cobrando uma maior atuação dos vereadores.

Tags:

professores
rede municipal
indicativo de greve
Sindiserpum
PMM

voltar