Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 08h15 | 25 Fev 2019 | Redação Moradores do Alto das Brisas reclamam de falta de limpeza urbana

Crédito da foto: Marcos Garcia Loteamento Alto das Brisas é um dos mais novos bairros de Mossoró

Amina Costa/Da Redação

Os moradores do loteamento Alto das Brisas, localizado nas margens da BR 110, que dá acesso a Areia Branca, estão reclamando da falta de interesse do poder público municipal com o local. As informações repassadas ao JORNAL DE FATO são de que falta limpeza urbana nos canteiros, iluminação nas ruas e policiamento.

De acordo com a manicure Thalita Dionísio, que mora no local há um ano, esses problemas começaram no ano passado, quando os moradores do loteamento decidiram fazer um abaixo-assinado que, posteriormente, foi encaminhado à Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM). Nesse abaixo-assinado, os assuntos que os moradores pediram para serem tratados eram limpeza urbana, iluminação e policiamento.

Ela informa ainda que a pessoa que foi responsável por fazer o abaixo-assinado foi pessoalmente até a Prefeitura para averiguar os motivos para que as solicitações dos moradores não fossem atendidas, sendo que não tinha ido nenhum fiscal para verificar os problemas informados pelos moradores. “A Prefeitura deu a velha desculpa de que havia muitas solicitações na frente”, informou.

A manicure disse ainda que os construtores das casas do loteamento também foram procurados, assim como os donos dos terrenos, para tentar fazer que eles façam a limpeza do espaço. Isso ocorreu porque a Prefeitura teria informado que os terrenos eram de particulares e eles que seriam responsáveis pela limpeza.

No entanto, Thalita Dionísio informou que os moradores tiveram conhecimento que o terreno foi repassado para a Prefeitura desde o ano de 2016. “Um rapaz que mora no bairro é radialista e fez a denúncia sobre os problemas daqui, afirmando que se tratava de uma propriedade de particular. Mas, um dos donos desses terrenos informou que o terreno é da Prefeitura e foi passado há anos para ela, desde o ano de 2016. Fomos atrás de um dos donos dos terrenos, fomos atrás dos construtores para evitar sujeira em frente à casa da gente, da Prefeitura. Mas, nada foi resolvido”, disse.

Thalita comenta ainda que os moradores estão sofrendo agora com os constantes assaltos que ocorrem no loteamento em decorrência da vegetação que está tomando conta das vias de acesso às casas. Com as chuvas que ocorreram nos últimos dias, a vegetação cresceu de forma muito rápida e não está sendo feito nenhum tipo de trabalho por parte da Prefeitura para retirar essa vegetação.

“Nós tivemos que arrecadar R$ 880,00 com os moradores da Rua do Coco para pagar um trator, para ele fazer a limpeza da vegetação que tinha na nossa rua, porque essa rua é a principal do loteamento e estava havendo muito assalto. Inclusive, eu fui uma das pessoas assaltadas, na porta da minha casa, quando estava chegando”, disse a manicure.

Outro fato que está contribuindo para a realização de assaltos no loteamento Alto das Brisas é que em muitas ruas falta iluminação e, nas que têm, ela se torna precária. “Em frente a minha casa existem vários postes e são todos apagados”, disse a manicure Thalita Dionísio.

A moradora do loteamento disse ainda que os policiais que vão até o bairro são a pedido de moradores que os conhecem. “Alguns moradores têm amizade com os policiais e, às vezes, eles vêm aqui no bairro. Mas isso não diminui o perigo que temos, porque os ladrões se escondem dentro do mato e esperam alguém passar para fazer assalto.”

Os moradores estão fazendo um abaixo-assinado para levar até o 12° Batalhão de Polícia Militar para pedir que o policiamento seja encaminhado para aquele bairro. “Nós também estamos nos reunindo para pagar segurança particular, caso o abaixo-assinado não surta efeito”, finalizou a moradora.

 

Segundo moradores, o IPTU seria motivo da falta dos serviços

O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) acarreta em recursos que podem ser revertidos em obras de infraestrutura e de manutenção de um município. Em Mossoró, algumas pessoas são isentas desse pagamento por determinado tempo, principalmente quando elas estão inseridas em programas sociais, como o Minha Casa Minha Vida.

Moradores do loteamento Alto das Brisas, que detém esse tipo de benefício, informam que, por ainda não estarem pagando o IPTU, não estão tendo a prestação de alguns serviços, como limpeza de vias e canteiros e iluminação adequada. Essa informação foi repassada pela manicure Thalita Dionísio, moradora do loteamento há um ano.

Ela disse que, numa visita de um representante da Secretaria de Urbanismo ao local, ele teria perguntado se os moradores daquele local pagavam IPTU. Ela disse ainda que ele teria argumentado que, somente pagando esse imposto, os moradores teriam direito aos benefícios.

“No dia que veio um secretário de Urbanismo, ele perguntou se a gente pagava IPTU. Porque, segundo ele, se a gente não paga IPTU, a gente não tem direito a esses serviços. Ele disse que a Prefeitura só ia fazer a limpeza aqui se a gente tivesse um conselho comunitário ou se a gente pagasse o imposto. Muita gente aqui é isento de IPTU por cinco anos, e como a gente não paga, esse bairro praticamente não existe para a Prefeitura”, relatou a moradora do bairro.

Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) informou que o caso não está relacionado com o pagamento de IPTU. “A Prefeitura informa que não procede essa informação relacionada ao não pagamento do IPTU. O Município explica que o local conta, por exemplo, com trabalho de coleta domiciliar de lixo, previsto também a partir do pagamento do imposto. Além disso, todas as demais obrigações previstas na Constituição como sendo de responsabilidade do Município estão sendo executadas. Com relação a terrenos particulares, a responsabilidade é do proprietário”, informou a Prefeitura.

Tags:

moradores
Alto das Brisas
limpeza urbana
reclamação
Mossoró
IPTU

voltar