Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 10h00 | 03 Mar 2019 | Redação Alunos de Engenharia de Pesca da Ufersa apresentam novos produtos à base de pescado

Crédito da foto: Ufersa Novos produtos à base de pescado são apresentados por alunos do curso de Engenharia da Pesca

Aliando inovação e sabor, estudantes do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) desenvolvem novos produtos tendo como base o pescado. A atividade faz parte da disciplina de Tecnologia do Pescado II, ministrada pelo professor Alex Augusto Gonçalves, e visa estimular a criatividade dos alunos do sétimo semestre para gerar ideias inovadoras que agreguem valor ao pescado. Mais de 40 produtos já foram desenvolvidos durante a disciplina ao longo dos anos, sendo que, neste semestre, quatro novos estão sendo testados: o Cupcfish, cupcake enriquecido com proteína do peixe; o sucedâneo de ovas de salmão; a salsicha de camarão e o biscoito de spirulina. Na sexta-feira, 1°, aconteceu a etapa de análise sensorial, na qual cerca de 50 voluntários avaliaram a cor, o odor, o sabor e a textura dos produtos durante momento de degustação realizado no Laboratório de Tecnologia e Controle de Qualidade do Pescado (LAPESC) localizado no campus Oeste da Ufersa em Mossoró.

É a partir da análise sensorial que o público opina sobre a aceitabilidade do novo produto e a intenção de compra. “Em todos os cursos de Engenharia de Pesca do Brasil, o da Ufersa é o único que desenvolve novos produtos”, ressalta o professor Alex Gonçalves. A importância do trabalho desenvolvido na disciplina também é enfatizada pela aluna Hiza Maryelle Ferreira de Souza.

“Essa atividade me fez ter uma melhor visão de mercado e também me incentivou a buscar implementar o produto que desenvolvemos na disciplina no mercado.”. Hiza, juntamente com as alunas Janaína Honária e Lariene Ferreira, criaram um dos primeiros produtos doces à base de pescado já desenvolvido na disciplina, o Cupcfish, um cupcake enriquecido com proteína do peixe.

O doce preserva as características de uma boa sobremesa, contendo ingredientes como cacau, limão e açúcar mascavo, e agrega os benefícios do pescado para a saúde e boa forma. O produto tem como público-alvo crianças, idosos e pessoas que buscam hábitos alimentares saudáveis.

Além desenvolver novos produtos, a disciplina também proporciona a abertura de novos caminhos. “Essa experiência é bastante positiva porque pode abrir novas oportunidades de trabalho em empresas de pescado”, afirma o aluno Vinícius Barbosa da Costa, um dos responsáveis pela criação da salsicha de camarão ao alho e óleo. Ainda na disciplina, os alunos analisam a viabilidade econômica do produto e durante o curso aprofundam os conhecimentos sobre o estudo de vida de prateleira e análise nutricional. Como projeto futuro, o professor Alex Gonçalves almeja compilar todos os produtos já desenvolvidos na disciplina em um livro a ser publicado pela Edufersa, editora da universidade.

Tags:

Engenharia
pesca
Ufersa
Mossoró

voltar