Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 11h45 | 06 Abr 2019 | Redação Número de notificações de dengue e chikungunya reduz em relação a 2018

De acordo com a SMS, foram registradas até março deste ano 261 notificações de dengue, contra 415 no mesmo período do ano passado. A redução atingiu percentual de 37,2%. Em relação a Chikungunya, a redução chegou a 62%.

Crédito da foto: Divulgação/PMM Segundo a SMS, Mossoró não enfrenta epidemia de dengue nem de sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Epidemiologia da Vigilância em Saúde, divulgou nesta sexta-feira, 5, dados sobre arbivoroses (dengue, zika e chikungunya) em Mossoró. Segundo o órgão, houve redução no número de notificações neste primeiro semestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a SMS, foram registradas até março deste ano 261 notificações de dengue, contra 415 no mesmo período do ano passado. A redução atingiu percentual de 37,2%. Em relação a Chikungunya, a redução chegou a 62%. Nos três primeiros meses de 2018 foram notificados 173 casos de Chikungunya, contra 66 no mesmo período de 2019. A pasta não divulgou dados da zika.

Já em relação ao sarampo, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), do Ministério da Saúde, aponta que há muitos anos não se confirma nenhum caso da doença na cidade. Até o momento neste ano nenhum caso foi notificado.

A secretaria explica que a equipe técnica da Vigilância Epidemiológica acompanha diariamente os casos notificados desses e outros agravos, também realiza visitas domiciliares e garante apoio institucional as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e rede hospitalar.

A SMS alerta que ainda enfrenta uma grande dificuldade durante as visitas domiciliares dos agentes de endemias, uma vez que encontra inúmeros imóveis fechados, o que inviabiliza o trabalho de combate ao mosquito. Os mossoroenses precisam contribuir abrindo suas residências para as visitas regulares dos agentes e dessa forma colaborar na redução do Índice de Infestação Predial (IIP) que está em 6,2%.

A Secretaria de Saúde, aliada a Secretaria de Serviços Urbanos, vem recolhendo toda quarta-feira pneus visando extinguir possíveis criadouros do Aedes. Além de recolher lixo, entulhos e outros materiais inservíveis que possam contribuir para proliferação do mosquito. A população precisa ajudar a cidade a combater as arboviroses cobrindo caixas e outros reservatórios de água, colocando o lixo nos dias certos de coleta, além de ter a consciência que o papel de combate das arboviroses é de toda população.

Tags:

notificações
dengue
sarampo
chikungunya
Mossoró
Secretaria Municipal de Saúde
SMS

voltar