Quinta-Feira, 18 de abril de 2024

Postado às 09h45 | 16 Abr 2019 | Redação Após conserto, tomógrafo do HRTM apresenta aquecimento e é desligado

Crédito da foto: Arquivo Tomógrafo do HRTM é desligado para manutenção

O tomógrafo do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) precisou ser desligado para manutenção após ter apresentado “aquecimento”. Referência no atendimento de urgência e emergência, o tomógrafo do HRTM deverá ser vistoriado na tarde desta terça-feira (16).

Segundo o diretor administrativo da unidade hospitalar, Valmir Alves, “o equipamento não está quebrado”. “O equipamento apresentou um aquecimento e, por orientação da equipe técnica, o uso foi suspenso até a manutenção”, explicou Alves.

No último mês de março, o uso do tomógrafo também precisou ser paralisado. Naquela vez, a “ampola”, peça importante no equipamento, precisou ser substituída após ter excedido a “vida útil”. Contudo, o conserto do equipamento de tomografia durou mais de 30 dias, voltando ao atendimento regular na última terça-feira (9).

Para a substituição da peça, que possui vida útil de aproximadamente 18 meses, uma equipe técnica foi deslocada do Recife (PE) para atender à notificação do Hospital Regional em Mossoró.

“A verdade é que encontramos o hospital muito descoberto de serviços de manutenção”, informou Alves. Segundo o diretor administrativo do Tarcísio Maia, é necessário investir mais na prevenção para evitar que os equipamentos do hospital parem.

“Um equipamento que tem uso 24 horas não pode ter serviços de manutenção somente quando quebra. Estamos retomando os contratos de manutenção com uma política de organização e planejamento”, argumentou o diretor.

Considerado novo, o tomógrafo usado no HRTM foi adquirido no final do ano de 2016 pela Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte. À época, foram investidos mais de R$ 700 mil na compra do equipamento de tomografia que realiza, segundo estima o diretor da unidade, em torno de 200 tomografias por mês.

Atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Tarcísio Maia deverá voltar a priorizar o atendimento de casos de urgência e emergência da região, segundo o diretor administrativo da unidade.

Ainda segundo Alves, após a visita da equipe técnica na tarde desta terça-feira, a expectativa é que o tomógrafo da unidade hospitalar volte ao seu uso regular o mais rápido possível, e que somente após essa vistoria feita pelos técnicos responsáveis pelo equipamento é que será possível estipular um prazo para o retorno dos exames feitos no Hospital Regional Tarcísio Maia.

 

Após manutenção, equipamento de hemodiálise do HRTM volta a funcionar

O equipamento de hemodiálise usado no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) está com seu uso normalizado. O aparelho que auxilia os pacientes no tratamento contra doenças renais havia apresentado defeitos na última terça-feira (9).

Ainda na quarta (10), a equipe técnica responsável pela manutenção do equipamento foi notificada sobre a necessidade de reparo no aparelho usado na unidade hospitalar.

Apesar da suspensão do equipamento, os pacientes atendidos pelo Tarcísio Maia não ficaram desassistidos, como informou a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde havia informado que a equipe médica do hospital havia “conseguido outro equipamento portátil” para uso dos pacientes durante a manutenção do aparelho do HRTM.

Segundo o diretor administrativo do Tarcísio Maia, Valmir Alves, a equipe técnica acionada pelo hospital resolveu o problema do equipamento de hemodiálise rapidamente e que seu uso já está normalizado.

O aparelho usado na hemodiálise havia apresentado defeito no mesmo dia em que o hospital finalizava a manutenção do tomógrafo, que estava com o uso suspenso desde o dia 4 de março pela necessidade de substituição da ampola de raios-X do aparelho.

Tags:

conserto
HRTM
Tarcísio Maia
tomógrafo

voltar