Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 09h15 | 23 Abr 2019 | Redação Slam Mossoró movimenta auditório da Estação das Artes nesta quarta-feira

Crédito da foto: Divulgação O Slam é uma competição de poesia e performance autorais

Segunda edição do ano do campeonato de poesia e perfomance acontece às 19h. Programação também conta com palestra sobre reforma da previdência

A poesia performática dos artistas de Mossoró é a atração que vai movimentar o auditório da Estação das Artes na próxima quarta-feira (24), às 19h, quando será realizada a segunda etapa do Slam Mossoró 2019. O Slam é uma competição de poesia e performance autorais, de iniciativa independente, sem vínculo organizacional, sem fins lucrativos e sem fins político-partidários.

Em Mossoró, o evento é realizado mensalmente pelo Grupo Cultural e Educativo Slam Mossoró, composto por poetas, poetisas, rappers da cidade de Mossoró/RN e seus jovens produtores culturais. Este movimento conta ainda com a assessoria voluntária de pesquisadoras doutoras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

O Slam visa estimular a escrita criativa e a cultura regional em diversos aspectos. O evento está ligado a uma rede nacional e internacional de slammers. Deste modo, o Slam também se caracteriza como um espaço de encontro de práticas performáticas juvenis através da poesia, em formato de batalhas e festival, com campeonato municipal e classificatórias para etapas estaduais, nacionais e internacionais.

A entrada para o evento é gratuita, assim como qualquer pessoa pode participar. São necessárias apenas três poesias autorais de até três minutos. Cinco avaliadores são responsáveis pelas notas e cortam-se a maior e a menor nota, realizando três fases eliminatórias, até selecionar o campeão da edição.

Palestra

A articulação do Slam em nível de Mossoró/RN em 2019 adotou a estética de edições temáticas, de questões sociais emergentes em nossa vida prática, sempre iniciando com uma palestra em formato de roda de conversa, com pesquisadora/es e/ou artistas populares, sequenciada pelas apresentações da competição de performance e poesia falada por jovens artistas de rua, com constituição de bancada de jure para as batidas de poesia. Na edição desta quarta-feira (24), o tema será “A reforma da previdência e os impactos na juventude”. A palestrante desta vez é a presidente do Sindicato dos Servidores de Mossoró (Sindserpum), Marleide Cunha.

Histórico e programação anual

No ano de 2018, o evento classificou o poeta Lucas Professor para o Slam Brasil, realizado em São Paulo, com representantes de quase todos os estados brasileiros. Lucas conseguiu divulgar o seu trabalho na competição, conseguindo boas notas, além de apresentar-se no Programa Manos e Minas, da TV Cultura. Ele venceu a primeira etapa de 2019 do Slam Mossoró e agora aguarda por mais quatro poetas, para realizar a final do ano em agosto. Vale ressaltar que o Slam Mossoró 2019, além do evento municipal, sediará a edição a final a nível estadual, recebendo finalistas campeões e campeãs de outras cidades do Rio Grande do Norte, prevista para setembro.

Tags:

Slam Mossoró
auditório
Estação das Artes
poesia

voltar