Sábado, 27 de abril de 2024

Postado às 10h15 | 23 Abr 2019 | Redação Moradores se organizam para salvar o Caic do antigo Carnaubal

Crédito da foto: Reprodução/mossorohoje.com.br Moradores se organizam para salvar o Caic do antigo Carnaubal

Do Blog de Cesar Santos

O velho Caic do antigo bairro Carnaubal está aos pedaços, sem que o Estado tome de conta. Moradores iniciaram luta para que o velho imóvel seja transferido para o município. Eles organizaram o grupo "Amigos do Bairro" para fortalecer o movimento.

Segundo o comunitário Otávio Lopes Filho, a Secretaria Municipal de Educação está disposta a assumir o Caic para recuperá-lo. Seria instalada as Unidade de Ensino Infantil (UEI) Menino Jesus de Praga (Carnaubal) e Zélia Maria Guerra (Alto do Xerém). Ambas funcionam em prédios alugados.

A secretária de Educação do município, Magali Delfino, vem tratando o assunto com o Governo do Estado desde 2017. Em dezembro do ano passado, ela se reuniu com então subsecretário de Educação do Estado, José Antônio Soares Farias, para encaminhar o assunto. Agora vai retomar as negociações com o atual governo.

Existe o receio que membros do Movimento dos Sem-Terra (MST) invadam o local e que eles tenham o apoio do governo Fátima Bezerra (PT), a exemplo do que está acontecendo com a creche do bairro Santo Antônio. Essa creche foi invadida pelo MST e a governadora Fátima abriu caminho para transferir o prédio para o movimento.

O Caic foi construído em 1992, no governo Collor, com estrutura de creche, área de lazer, quadra de esportes, campo de futebol. Depois sediou a Escola Estadual Monsenhor Francisco Sales Cavalcante.

Um vazamento na caixa d'água levou o Corpo de Bombeiros a interditar toda a estrutura. Depois daí, o abandono.

O Caic foi tomado pelo lixo e invadido por usuários de drogas, inclusive, já foi registrado um assassinato no local.

Tags:

Mossoró
CAIC
Carnaubal
moradores
Amigos do bairro

voltar