Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 09h45 | 24 Abr 2019 | Redação Plantão Fiscal auxilia contribuintes a fazer declarações do imposto de renda

Crédito da foto: Carlos Costa/Arquivo Estudantes e professores da Ufersa participam do Plantão Fiscal do Imposto de Renda 2019

Encerra na próxima terça-feira, 30, o prazo para fazer a declaração do imposto de renda. A declaração, que é obrigatória para quem teve renda somada superior a R$ 28 mil ao longo do ano de 2018, pode ser feita no site da Receita Federal ou via aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível gratuitamente nas lojas de distribuição como a Play Store.

Durante essa reta final, a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) está realizando o Plantão Fiscal do Imposto de Renda 2019, auxiliando os contribuintes no preenchimento nas declarações de renda. O atendimento, que acontece a partir das 8 horas no Núcleo de Práticas Contábeis no campus oeste da universidade, é feito por estudantes do curso de Ciências Contábeis, com supervisão dos professores, como forma de vivenciar a atividade profissional.

Em Mossoró, 38.415 pessoas já declararam à Receita Federal os rendimentos do ano de 2018. O número, que corresponde a 63% dos mossoroenses, está dentro da expectativa da Receita, que dispõe de atendimento presencial para sanar dúvidas sobre o preenchimento correto da declaração.

Obrigatória, o atraso ou não entrega da declaração gera multa de até 20% do valor do imposto devido pelo contribuinte. Para evitar irregularidades com a Receita Federal, o contribuinte precisa estar atento às novidades na declaração de 2019. Entre outras mudanças, neste ano é obrigatório informar o número de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) dependentes de qualquer idade, diferentemente de outros anos, que era restrita para maiores de 14 anos.

Para 2019, a Receita Federal espera que mais de 30 milhões de brasileiros declarem junto à instituição seus rendimentos do ano de 2018. Até à tarde de ontem (23), o órgão havia recebido declarações de 17.535.879 contribuintes.

Tags:

Plantão Fiscal
contribuintes
Mossoró
Receita Federal
Imposto de Renda

voltar