Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 09h00 | 04 Mai 2019 | Redação LMECC vai realizar triagem para diagnóstico do câncer de mama

Crédito da foto: Arquivo A triagem vai acontecer no dia 18 de maio, na unidade II da LMEEC

A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) vai realizar no próximo dia 18 de maio uma triagem gratuita para diagnosticar sinais que possam indicar a presença do câncer de mama. A ação será realizada a partir das 8h, na Unidade II da LMECC, que é a Casa de Saúde Santa Luzia, localizada na Rua Melo Franco, 238, Santo Antônio, em frente à praça dos hospitais.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.

“A prevenção do câncer de mama tem de ser realizada o ano todo. Não adianta deixarmos apenas para o Outubro Rosa, onde as atenções se voltam para a doença. Pensando nisso, a LMECC vai dar sua contribuição”, destacou Sérgio Catardo, diretor da LMECC.

Para se inscrever, basta comparecer à Casa de Saúde Santa Luzia e deixar o nome completo na recepção ou fazer o agendamento através do telefone 3323-7000. É importante destacar que as pessoas interessadas devem apresentar exame de imagem realizado pelo menos nos últimos seis meses. Durante a triagem, se o médico mastologista detectar algo suspeito, vai encaminhar o paciente para realização dos demais procedimentos na própria LMECC.

“90% dos casos de câncer de mama em nosso país, quem faz o primeiro diagnóstico é a própria paciente. Através do toque, muitas vezes a mulher percebe um nódulo endurecido na mama e que em sua grande maioria não causa dor. Esse é um dos sinais que pode indicar a presença do câncer”, explica o mastologista Dennys Fowler, da LMECC.

A triagem que a LMECC vai realizar é aberta a toda a comunidade, desde que se apresente os requisitos necessários. Além disso, deve-se levar no dia do atendimento documento de identificação e o cartão SUS.

Para o Brasil, estimam-se 59.700 novos casos de câncer de mama para cada ano do biênio 2018/2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Embora seja mais recorrente nas mulheres, o câncer de mama também pode afetar os homens.

Também de acordo com o Inca, cerca de 1% dos homens são atingidos pela doença. Um dos principais sintomas desse tipo de câncer nos homens é o aparecimento de um nódulo nas mamas. Além disso, um repentino aumento das glândulas mamárias pode ser um alerta de que algo está errado.

Tags:

LMECC
triagem
diagnóstico
câncer de mama

voltar