Quinta-Feira, 18 de abril de 2024

Postado às 09h45 | 25 Mai 2019 | Redação Mês de abril tem saldo positivo na geração de empregos

Crédito da foto: Arquivo Setor da agropecuária é o que vem apresentando maior número de demissões nos primeiros meses do ano

Amina Costa/Da Redação

Pelo quarto mês consecutivo, o cenário de empregos formais em Mossoró apresentou saldo negativo, de acordo com o levantamento feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Os números mostram que o município teve o saldo negativo de 127 empregos e que o setor que mais demitiu foi o da agropecuária.

Apesar de ser um saldo negativo, o número de empregos gerados foi um dos maiores já registrados neste ano. A diferença entre os números de admissões e demissões foi o menor entre os quatro primeiros meses do ano. Em janeiro, o município registrou saldo negativo de 376 empregos, enquanto que nos meses de fevereiro e março, Mossoró apresentou saldo negativo de 672 empregos, em cada mês.

Em abril, foram feitas 1.590 contratações de carteira assinada e 1.717 demissões. O setor da agropecuária foi o que mais demitiu (135 demissões, contra 29 admissões). Seguido da agropecuária, o comércio e o setor da extração mineral foram os que apresentaram maiores números de pessoas demitidas em abril (saldo negativo de 26 e 22 empregos, respectivamente).

Apenas os setores da construção civil, de serviços e da administração pública se comportaram de forma positiva no mês de abril, gerando mais empregos que demitindo funcionários, mesmo que de forma inexpressiva. No setor de serviços, por exemplo, o saldo foi de 11 empregos criados em abril, enquanto que na construção civil e na administração pública, o saldo positivo foi de 3 e 16 empregos, respectivamente.

No comparativo com os meses de fevereiro e março, por exemplo, o mês de abril apresentou uma pequena recuperação da contratação de mão de obra com carteira assinada. Ambos os meses tiveram saldo negativo de 672 empregos, que também foi motivado pelo setor da agropecuária, que demitiu 1.261 pessoas em fevereiro e em março.

No comparativo entre os quatro primeiros meses do ano, o Caged informa que o saldo negativo de empregos em Mossoró é de 1.887, diante das 6.296 admissões e 8.183 demissões entre os meses de janeiro a abril. Ainda na comparação entre os quatro meses, o setor da agropecuária, responsável pelo saldo negativo, admitiu apenas 79 profissionais, enquanto que o número de demissões chegou a 2.246, gerando um saldo total de -2.167 em quatro meses.

Apenas o setor de serviços conseguiu se manter com números positivos em todos os meses do ano de 2019. O levantamento do Caged aponta que, em quatro meses, foram feitas 3.190 contratações com carteira assinada, enquanto que o número de demissões foi de 2.442 (saldo positivo de 748). No mês de abril, o setor realizou 753 contratações e 742 demissões.

Mesmo com os números negativos nos primeiros meses deste ano, no comparativo feito em relação aos últimos 12 meses, Mossoró apresenta saldo positivo de empregos (731), sendo feitas 20.849 admissões e 20.118 demissões neste período. Segundo o Caged, o setor de Serviços está sendo responsável por esse saldo positivo, pois, em 12 meses, foi o que mais contratou mão de obra com carteira assinada.

Tags:

abril
saldo positivo
geração
empregos
Mossoró
Caged

voltar