Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 11h45 | 30 Mai 2019 | Redação Em crescimento no Brasil, atendimento ‘home care’ é tendência também em Mossoró

Crédito da foto: Ilustrativa A maioria dos pacientes são pessoas que recorrem à Justiça para receber o atendimento em casa

Os atendimentos hospitalares estão se diversificando, de forma que os pacientes possam ser sempre os maiores beneficiados. Um tipo de atendimento que vem ganhando cada vez mais espaço em Mossoró é o estilo “home care”, que é feito em domicílio, sendo uma forma de dar continuidade ao tratamento hospitalar.

A expressão home care significa “cuidados em casa”. O serviço funciona como uma modalidade alternativa de hospitalização, em ambiente domiciliar, que consiste em auxílio, avaliação, manutenção e assistência para o paciente e também familiares. Em Mossoró, muitos profissionais estão aderindo a esse tipo de atendimento, que é feito na casa dos pacientes.

O grande aumento desse tipo de serviço está diretamente relacionado ao envelhecimento da população, expectativa de vida e carências de leitos hospitalares. “Em sua maioria, o público atendido são pacientes acamados, vítimas de acidente, idosos e pacientes oncológicos paliativos. As vantagens do home care é possuir um atendimento diferenciado, especializado e humanizado, com assistência voltada ao indivíduo em um ambiente familiar, promovendo também o autocuidado e ensino aos familiares de como cuidar melhor do seu ente querido”, explica a enfermeira Maria Gabriela.

A fonoaudióloga Isabel Linhares explica que a maioria dos pacientes que ela atende são pessoas que ganharam causas na Justiça, para que todos os atendimentos sejam feitos na residência do paciente. Ela comenta que existe toda uma equipe que trabalha para melhor atender os pacientes, que na sua maioria são pessoas que sofreram AVC, acidentes.

“No home care que trabalho hoje em dia, o paciente solicita junto ao Estado o atendimento em suas residências. São pacientes traqueostomizados, que usam sonda para se alimentar. Então, o advogado entra na Justiça para que o paciente receba todos os cuidados de UTI em casa, como se fosse um leito mesmo. É uma equipe muito disciplinar, com fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, técnicos de enfermagem, enfermeiros, entre outros, que trabalham para o bem-estar do paciente”, explica a profissional.

Em Mossoró, a modalidade de atendimento também vem aumentando a procura. Aline Duarte utiliza o serviço para cuidar da sua avó, que possui 97 anos, é cadeirante e tem dificuldade de locomoção. “Procurei o serviço ao ver que um idoso que morava na minha rua utilizava. Com o home care, minha avó possui assistência com enfermeiros, técnicos e outros profissionais da saúde, tendo todo o atendimento necessário em casa. Antes disso, precisava locomover ela para consultas, médicos etc.. Hoje, não. O serviço facilita bastante nossa vida”, ressalta Aline.

Tags:

home care
tendência
Brasil
Mossoró
atendimento

voltar