Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 12h00 | 08 Jun 2019 | Redação Prefeita Rosalba abre o "Pingo da Mei Dia". 100 mil pessoas são esperadas no evento

Rosalba Ciarlini disse que o Mossoró Cidade Junina será o maior de todas as edições, baseada na organização e nas expectivas de grande participação popular. Os trios elétricos e 12 atrações, entre cantores e bandas, começam a puxar o comboio junino

Crédito da foto:

A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) abriu o “Pingo da Mei” exatamente ao meio-dia deste sábado, 8, dando largada, oficialmente, o Mossoró Cidade Junina 2019. “Será o maior Cidade Junina de todas as edições”, previu a prefeita, otimista com o sucesso do evento.

O Corredor Cultural – Avenida Rio Branco – já recebeu os trios elétricos que começam a puxar o maior comboio junino do País. São quatro trios e 12 atrações – cantores e bandas.

A Prefeitura de Mossoró espera 100 mil pessoas na festa

Após a abertura, a Secretaria de Cultura programou a apresentação das bandas Forró com Ella, Nataly Vox e Núzio Medeiros. A primeira vai tocar no trio Zueira. O grupo segundo se apresenta no Trio Absolut e o terceiro no trio Backstage.

Às 14 horas será a vez da banda Saia Rodada entrar no Corredor Cultural no trio Oxigênio. Já às 15 horas tem Renata Falcão, no trio Absolut, Forró dos 3, no trio Backstage, e Renno no Zueira. Aline Dayvid sobe no trio Oxigênio.

Mais três atrações do Pingo vão se apresentar a partir das 18 horas. No trio Absolut André Luvy e no Zueira João Neto Pegadão prometem muita agitação. Já no trio Backstage é a vez de Giannini Alencar. Por fim, às 20 horas entra no circuito Mozão no trio Oxigênio.

Veja programação completa:

12h – Forró com Ella – Trio Zueira

12h – Nataly Vox – Trio Absolut

12h – Núzio Medeiros – Trio Backstage

14h – Saia Rodada – Trio Oxigênio

15h – Renata Falcão – Trio Absolut

15h – Forró dos 3 – Trio Backstage

15h – Renno – Trio Zuera

17h – Aline e Dayvid – Trio Oxigênio

18h – André Luvì – Trio Absolut

18h – João Neto Pegadão – Trio Zueira

18h – Giannini Alencar – Trio Backstage

20h – Mozão – Trio Oxigênio

Festa terá mais de 30 camarotes no Corredor Cultural

O Pingo da Mei Dia cresceu nos últimos anos e se transformou em uma das principais atrações do Mossoró Cidade Junina. Por consequência, atraiu o investimento privado na festa. São os camarotes distribuídos na Avenida Rio Branco, organizados por empresas especializadas em eventos e particulares que estão explorando economicamente a festa.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico do Município, Lahyre Rosado Neto, pelos menos 33 camarotes foram montados. São 16 espaços comercializados e 17 particulares. Em todos os espaços haverá atrações com bandas e cantores. “Essa é a prova de que o Cidade Junina cresceu muito”, afirmou o secretário, em recente participação no programa Observador Político, na Nossa TV/FM 93,7. “Esses espaços vão fazer o dinheiro circular na cidade, gerar emprego e renda”, observou.

O secretário ressalta que um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) mostra que para R$ 1,00 investido no Cidade Junina o retorno para economia local é de R$ 4,00. “Não há como contestar a importância da festa”, afirma.

Trânsito será bloqueado a partir das 6h

O Corredor Cultural estará interditado para o Pingo da Mei Dia. As interdições parciais ocorrem a partir das 6h e às 10h todo o percurso estará bloqueado para o trânsito.

Até às 10 horas somente estarão liberadas as Ruas Felipe Camarão, João Marcelino e Frei Miguelinho e a Avenida Augusto Severo, que são as de maior fluxo. A partir desse horário estarão todas bloqueadas para a retirada dos semáforos para a passagem dos trios e a realização de uma varredura em todo o percurso. Os agentes do trânsito estarão atuando no sentido de garantir o fluxo dos brincantes e o trânsito nas ruas próximas.

As pessoas que precisarem trafegar em veículos nesses horários de interdição podem optar pela Rua Coelho Neto ou pela Avenida Prudente de Morais, que são as rotas alternativas nas proximidades do Corredor Cultural. Ao todo, mais de 40 agentes de trânsito vão atuar no do Corredor Cultural das 6h às 0h.

 

Espaço contará com câmeras de videomonitoramento

A Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Trânsito, instalou 72 câmeras de videomonitoramento. O equipamento irá ajudar na segurança do Mossoró Cidade Junina e no Pingo da Mei Dia.

Toda uma estrutura foi montada para que os órgãos de segurança acompanhem tudo que acontece na cidade, proporcionando maior segurança. Durante o pingo, a delegacia móvel vai funcionar ao lado do Teatro Municipal Dix-Huit Rosado.

Será reforçada a segurança para o Pingo, com a participação de cerca de 540 agentes por dia, entre policiais militares e civis, segurança privada, guardas civis, brigadistas civis, agentes de trânsito e do Corpo de Bombeiros.

Para o MCJ deste ano o sistema das câmeras de videomonitoramento contará com o reconhecimento facial, garantindo maior segurança.

Samu Mossoró vai usar “segways” para agilizar atendimentos

A Secretaria Municipal de Saúde conseguiu dois veículos elétricos de duas rodas, os chamados Segways, para dar mais agilidade as assistências médicas do Serviço de Atendimento Móvel e de Urgência (Samu) durante o Pingo da Mei Dia e de todos os outros dias de festa do Mossoró Cidade Junina.

Segundo a secretária da pasta, Saudade Azevedo, a iniciativa é pensada para garantir maior rapidez e agilidade nos possíveis atendimentos médicos das pessoas que vão participar das festividades juninas.

Os Segways estão equipados com kits de primeiros socorros e com um Desfibrilador Externo Automático (DEA), que é um aparelho usado para restabelecer o ritmo cardíaco do paciente, no caso de uma parada cardiorrespiratória.

“Esse aparelho tem o objetivo de emitir uma carga elétrica moderada no coração que está sofrendo algum tipo de arritmia. É capaz de restaurar o ritmo cardíaco possibilitando as vítimas de parada cardíaca chances reais de sobrevivência.”, explica a enfermeira Cláudia Regina do SAMU.

A Secretaria de Saúde contará com um ponto de apoio na Comunidade de Saúde, ao lado da Estação das Artes, na Avenida Rio Branco, que funcionará durante o Pingo e todos os outros dias de festa na Estação. Duas ambulâncias ficarão disponíveis com médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores para garantir um evento tranquilo aos foliões.

Tags:

Mossoró Cidade Junina
Pingo da Mei Dia
Corredor Cultural.evento junino
Mossoró

voltar