Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 09h30 | 16 Jun 2019 | Redação Homenagem ao poeta Antônio Francisco no "Chuva de Bala no País de Mossoró

Crédito da foto: Carlos Costa/PMM Espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró

Uma estreia cheia de celebrações, foi assim que o Chuva de Balas no País de Mossoró realizou sua primeira apresentação de 2019. Além de celebrar os 18 anos do espetáculo e os cem anos da Capela de São Vicente, esse ano o ponto alto do Chuva de Bala foi a homenagem aos 70 anos do cordelista mossoroense, Antônio Francisco.

Membro da Academia Brasileira de Cordel, Antônio Franscisco já foi homenageado em diversas cidades do país. Esse ano, ele foi o grande homenageado da edição 2019 do espetáculo Chuva de Bala. “Eu já fui homenageado em muitas cidades, e na minha cidade, é ainda mais especial. Nasci aqui, me criei aqui, criei meus filhos. Então é um reconhecimento bonito, na minha cidade. E ainda mais eu estando vivo para ver. Fiquei emocionado em ver essa homenagem. Vim com toda a família toda assistir ao espetáculo”, se emocionou Antônio Francisco.

Prefeita Rosalba Ciarlini com o cordelista Antônio Francisco

A Prefeita Rosalba Ciarlini assistiu à estreia do espetáculo ao lado do poeta mossoroense e frisou que a homenagem é mais do que justa. “Antônio Francisco é parte importante da cultura e da história de Mossoró, nada mais justo do que trazer sua obra em forma de homenagem num dos maiores espetáculos culturais de nossa cidade, que é o Chuva de Bala”, destacou a prefeita.

Todo o espetáculo se vestiu para homenagear o mossoroense. Já na abertura, os personagens do prólogo entraram vestidos com a camisa que o poeta costuma usar. Além disso, em outro ponto, foram apresentadas as capas dos livros de cordéis que Antônio Francisco escreveu. Um mosaico foi composto no centro do palco, formando a imagem do poeta e o narrador também trouxe trechos de textos do mossoroense.

O figurino foi todo construído dentro da temática de Antônio Francisco, com cores mais leves e mais colorido do que no ano passado. E a estante onde ficam os músicos traz os elementos de uma bodega sertaneja, também em homenagem a Antônio Francisco.

Entre atores, bailarinos e músicos, 85 artistas mossoroenses participaram da encenação que mantém viva a história de resistência da cidade e que atrai pessoas de todos os lugares. É o caso de Hetie Tavares Dias, de 80 anos, que é de Pelotas, no Rio Grande do Sul e veio assistir ao espetáculo pela segunda vez. “É lindo, maravilho, desde a primeira vez que assisti. Nunca tinha visto algo tão bonito assim. Lá a gente não tem essa cultura. Esse ano voltei para assistir. Vou sentir saudades da Cidade, fui muito bem recebida aqui”, frisou.

Alyssandra Rodrigues conta que todo ano é tradição assistir ao espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró. Acompanhada do marido e da filha, a professora conta do orgulho que tem ao ver o espetáculo. “Só vem abrilhantar o Mossoró Cidade Junina. Tenho orgulho e cada vez eu me apaixono mais pelo espetáculo, que é muito bonito e mantém viva a nossa história”, destacou.

O espetáculo Chuva de Bala 2019 terá apresentações nos dias 15, 16, 20, 21, 22, 23, 27 e 28 de junho, sempre às 21h, no adro da Capela de São Vicente.

Fonte: PMM

Tags:

Cnuva de Bala no País de Mossoró
teatro
Mossoró
Cidade Junina
Antônio Francisco

voltar