Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 19h15 | 02 Set 2017 | Redação Em entrevista, Dilma diz preferir Geraldo Alckmin a Doria ou Bolsonaro

Crédito da foto: Folha de S. Paulo Presidente cassada Dilma Rousseff concedeu entrevista ao jornal Folha de S. Paulo

congressoemfoco.com

Um ano após ser afastada definitivamente da presidência da República, Dilma Rousseff concedeu entrevistas ao jornal Folha de S. Paulo e ao programa da jornalista Mariana Godoy, na RedeTV!. Ela afirmou que “o país preferia um candidato do perfil do Alckmin” do que um político de extrema-direita como o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) ou um que não tem nenhum compromisso com o país como o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), na disputa presidencial de 2018.

Dilma disse não ver “consistência na candidatura” de Doria e a “dissolução do PSDB como proposta de centro-direita” foi um dos resultados do seu impeachment. Com isso, os nomes de Bolsonaro e Doria emergiram no cenário. “Eu preferia o Alckmin ao Doria e ao Bolsonaro. Acho que o país preferia um candidato do perfil do Alckmin.”

Ela disse ainda que Lula vai participar das eleições e desconversou sobre a possibilidade do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad ser o plano B do PT para 2018. Dilma disse ver a ausência de Marina Silva no cenário político como fator que a inviabiliza como uma terceira via para as eleições presidenciais, e que o ambiente é propício para o surgimento de um “salvador da pátria”. “Quando as demandas da população não encontram receptividade, o governo e a política passam a ser irrelevantes. Você cria ambiente para um salvador da pátria, no pior sentido”, afirmou a ex-presidente.

“Fadinha da expectativa”

Ao avaliar um ano de sua saída definitiva, Dilma afirmou que “não mediram as consequências” de seu impeachment e que a discussão à época, sob a justificativa da crise econômica e de que sua saída traria uma rápida recuperação da economia e da confiança dos investidores estrangeiros no país era “primária”. “Qual era a versão? Me tira, e a fadinha da expectativa trará o investimento estrangeiro de volta. A crise de confiança desaparecerá. Era uma discussão primária, com aquele pato amarelo na rua. Isso mostra a pouca seriedade do processo.”

Lava Jato

Na entrevista que deu à RedeTV, questionada sobre os problemas da Operação Lava Jato, Dilma apontou vazamentos seletivos de fatos que não conseguem ser provados como um problema gravíssimo que “contamina e destrói a Lava Jato por dentro”.

Dilma também criticou a “politização do Judiciário” e a gravação e divulgação de sua conversa com o ex-presidente Lula sem autorização do STF seria, em qualquer outro país, inadmissível. Ela ainda disse que atualmente, os Três Poderes brigam entre si e não há estabilidade institucional.

“Preço alto” de Cunha

Dilma disse que uma das medidas negociadas entre o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), atualmente preso em Curitiba, e seus pares para diminuir críticas e elegê-lo à presidência da Câmara, em 2015, foi não deixar nenhum projeto de regulamentação da mídia passar. “Nós fomos contra a eleição dele colocando outro candidato. Seria mais fácil ter apoiado ele, mas o preço de apoiar ele é muito alto. Tem gente que paga. E o preço foi esse, não deixar o projeto do governo federal sobre regulação da mídia entrasse, fosse objeto de avaliação dos deputados federais no plenário”.

VEJA AQUI A ENTREVISTA COMPLETA DE ILMA

Tags:

Dilma Rousseff
entrevista
presidente cassada
João Dória
Geraldo Alckmin
Bolsonaro

voltar