Quinta-Feira, 18 de abril de 2024

Postado às 14h15 | 08 Set 2017 | Da Redação TRE-RN conclui biometria de mais de 18 mil eleitores em cinco cidades do Alto Oeste

Crédito da foto:

A 4ª etapa da Biometria Revisional obrigatória do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) encerrou na quarta-feira, 06 de setembro, nos municípios de Luís Gomes, José da Penha, Paraná, Marcelino Vieira e Tenente Ananias com comparecimento de 18.649 eleitores das 42ª e 60ª Zonas Eleitorais (ZE), somando todas as seis cidades envolvidas nessa fase, incluindo Major Sales que finalizou no dia 22 de agosto.

A Biometria revisional desta quarta etapa foi iniciada no dia 08 de agosto. Luís Gomes atendeu 2.855 eleitores, com 71,21% da meta estabelecida pelo Tribunal. Na cidade de Marcelino Vieira compareceram 2.937 (91,44%) pessoas. Já nas cidades de José da Penha, foram atendidos 3452 eleitores, 81,24% do total do eleitorado presente; em Tenente Ananias compareceram 5.348 (84,35%). Nessas cidades a biometria começou em 09 de agosto.

Em Paraná, 2.120 (80.03%) moradores realizaram o cadastramento biométrico obrigatório. Nessa localidade a biometria teve início em 09 de agosto, com encerramento no dia 22 de agosto. Major Sales foi a última cidade da quarta etapa a receber a identificação biométrica, iniciada em 24 de agosto, e alcançou o número de 1.986 ( 85,20%) eleitores biometrizados. Todos os dados foram extraídos do Portal da Biometria. 

Rezoneamento

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) aprovou, no dia 15 de agosto de 2017, a extinção e remanejamento das Zonas Eleitorais do interior do Rio Grande do Norte. Ao todo, 35 municípios passarão por redistribuição e 235.308 eleitores estão envolvidos nessa mudança.

Os eleitores desses municípios não serão prejudicados com a alteração. A modificação não acarretará mudança no número do título eleitoral e no local de votação para o próximo pleito, em 2018. Haverá, apenas, mudança na numeração da Zona Eleitoral (ZE) e número da seção de votação, que será no momento adequado, informado aos eleitores. Exemplo: Quem era da 6ª ZE de Ielmo Marinho e Pureza passará a pertencer à 46ª ZE de Ceará Mirim.

O deslocamento do eleitor para a nova ZE será em casos de alistamento eleitoral, transferência de endereço, revisão de dados, documento processual, emissão de segunda via de título, quitação eleitoral, regularização de multas, entre outros serviços que a Justiça Eleitoral dispõe.

TSE avalia estudo técnico do TRE-RN

O TRE-RN aguarda do TSE a aprovação do documento sobre o estudo técnico de extinção e remanejamento das ZE do interior do RN. O Regional potiguar deve implementar o rezoneamento até outubro, de acordo com Jussara Diniz, chefe da 67ª ZE e secretária do Grupo de Trabalho responsável pelo estudo do rezoneamento no âmbito do TRE-RN: "Não podemos fazer alterações em ano de pleito eleitoral (2018), então temos até o mês de outubro deste ano para efetivar essas alterações".

A Diretora-Geral do Tribunal, Andréa Campos, orienta aos eleitores das cidades envolvidas que todos receberão novos títulos eleitorais em seu município, por meio de uma equipe de servidores designada para esse fim, e que esta ação será amplamente divulgada no momento adequado.

Fonte: TRE-RN

Tags:

TRE-RN
Rezoneamento
Biometria

voltar