Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 17h00 | 20 Set 2017 | Redação Lawrence Carlos não terá apoio do tio-prefeito para disputar Câmara Federal

Crédito da foto: Internet Ex-prefeito Lawrence Carlos quer ser candidato à Câmara, mas a família Abel está se afastando

O ex-prefeito Lawrence Carlos, de Almino Afonso, não terá o apoio da estrutura municipal para seu projeto de disputar um mandato na Câmara dos Deputados nas eleições de 2018. O prefeito Waldênio Amorim (PMDB), que é seu tio, fez opção pela candidatura à reeleição do deputado federal Walter Alves (PMDB).

Lawrence sente-se traído, uma vez que Waldênio foi eleito em 2016 com o seu apoio. Ele esperava a retribuição. Toda a família sabia do projeto de disputar um mandato de deputado federal.

Inclusive, Lawrence anunciou a pré-candidatura quando trocou o PMDB pelo Solidariedade. Na ocasião, recebeu o aval do tio Bernardo Amorim, ex-prefeito e líder da tradicional família Abel.

Lawrence estava confiante que teria o apoio da família, mas viu essa possibilidade definhar nos últimos dias. É que o prefeito Waldênio e Bernardo levaram Walter Alves para o município, reunindo amigos, correligionários e eleitores. O evento político ocorreu dentro dos festejos da padroeira e, como não poderia ser diferente, Lawrence se ausentou do município naquele momento.

Aos correligionários, Waldênio e Bernardo têm dito que a gestão municipal precisa contar com um representante em Brasília, como forma de ter apoio através de emendas parlamentares e ações do Governo Federal. Por isso, consideram importante ter a parceria com o deputado Walter Alves.

Por consequência, Waldênio e Bernardo não acreditam na eleição do sobrinho Lawrence. Agora, o jovem ex-prefeito conta apenas com o apoio da irmã e prefeita Ludmila Carlos, do vizinho município de Rafael Godeiro. Ele, porém, tem afirmado que não abrirá mão da candidatura à Câmara dos Deputados.

 

Lawrence pode ser ‘compensado’ com candidatura a prefeito em 2020

Para evitar o “racha” na família, o líder dos Abéis, ex-prefeito Bernardo Amorim, trabalha para convencer o sobrinho Lawrence Carlos a aceitar uma nova alternativa, que é voltar a disputar a Prefeitura de Almino Afonso nas eleições de 2020. Como é jovem e com carreira política promissora, Lawrence teria boas possibilidades, já que governou por oito anos e teve o apoio da população.

Mas, a proposta de Bernardo esbarra na primeira-dama Maninha, que fala pelo prefeito Waldênio Amorim. Ela não abre mão de o esposo disputar a reeleição, justificando que é um direito natural. Waldênio, como seu perfil, faz voto de silêncio, uma vez que não costuma contrariar a primeira-dama.

Aliás, foi o pulso forte de Maninha que o fez candidato em 2016. Ele não era o nome da preferência de Bernardo, mas acabou tendo a candidatura viabilizada pela força da primeira-dama. Bernardo gostaria de lançar um nome dentro de casa, que seria a esposa Kaline, sem sucesso. Prevaleceu a imposição de Maninha.

A relação entre Bernardo e Waldênio ficou arranhada, mas os irmãos voltaram a dividir o mesmo ambiente e falar a mesma língua política em nome da unidade dos Abéis.

Tags:

Lawrence Carlos
Almino Afonso
Waldênio Amorim
deputado federal
eleições 2018
Bernardo Amorim

voltar