Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 09h15 | 25 Jul 2018 | Redação Governador Robinson Faria ainda não conseguiu um nome para ser vice na sua chapa

Crédito da foto: Arquivo Governador Robinson Faria ainda não conseguiu um vice

POR CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO

O PSD marcou para o dia 5 de agosto a sua convenção estadual para oficializar a candidatura à reeleição do governador Robinson Faria. O evento será realizado no pátio do Complexo Cultural de Natal da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), zona norte da capital. A convenção também vai deliberar sobre a formação de coligações majoritária e proporcional, que deverá ter partidos como o PSDB, Pros, PR, entre outros de menor porte.

Daqui para a data da convenção, faltando 11 dias, Robinson Faria correrá contra o tempo para encontrar um nome a vice-governador de sua chapa. De preferência, que seja da cidade de Mossoró, o segundo maior colégio eleitoral do estado. Essa necessidade aumentou substancialmente com a decisão da prefeita Rosalba Ciarlini e do PP de indicar o vice na chapa de Carlos Eduardo (PDT), que provavelmente será o publicitário Kadu Ciarlini, filho de Rosalba e do ex-deputado Carlos Augusto.

A primeira tentativa de Robinson foi frustrada. Ele tentou ter o apoio de Rosalba e a indicação do vice. A prefeita não foi convencida, mesmo diante da proposta de liberação de emendas parlamentares indicadas pelo deputado federal Fábio Faria (PSD), filho do governador, para o Município. A verba seria liberada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que tem como titular o ministro Gilberto Kassab, do PSD, amigo pessoal de Robinson e Fábio.

Sem o grupo de Rosalba, o governador direcionou seus esforços para ter a indicação do meio empresarial. O nome seria o do construtor Jorge do Rosário, do PR (foto acima), que foi candidato a vice-prefeito nas eleições de 2016 na chapa encabeçada por Tião da Prest (PR). Robinson pediu a ajuda do presidente estadual do PR, ex-deputado federal João Maia, para tentar convencer Jorge, sem sucesso. O republicano não aceita retirar o projeto de se eleger deputado estadual.

A outra alternativa seria o grupo liderado pela ex-deputada federal e vereadora Sandra Rosado (PSDB). Também não vingou. O rosadismo, mesmo com o PSDB fechando aliança com o governador, resiste a entrar no projeto eleitoral de Robinson. A prioridade do grupo é renovar o mandato da deputada estadual Larissa Rosado, filha de Sandra. O caminho mais provável é que o rosadismo acompanhe a decisão da prefeita Rosalba de apoiar a chapa Carlos Eduardo/Kadu Ciarlini. Com isso, Larissa será a candidata da prefeita à Assembleia Legislativa, fazendo dobradinha com o deputado federal Beto Rosado (PP).

OUTROS PLANOS

A dificuldade de encontrar um vice de Mossoró faz Robinson buscar alternativas nos partidos que estão mais próximos do seu projeto eleitoral. Um deles é o Pros. O governador já sondou se a vereadora de Natal Carla Dickson (foto acima), esposa do deputado estadual Alberto Dickson, aceita ser a sua vice. Seria uma forma de ter o apoio de setores do segmento evangélico que seguem a orientação de Dickson.

Outro nome que surge, embora sem confirmação, é do ex-prefeito de Lajes Benes Leocádio (PSD). Mas, também, há resistência. Benes é pré-candidato a deputado federal e pretende ir com o projeto até o fim.

Robinson Faria apareceu na pesquisa Ibope/Tribuna do Norte com apenas 9% da intenção de votos, em terceiro lugar, atrás da líder Fátima Bezerra (PT), com 31%; e do segundo colocado Carlos Eduardo, com 15%.

Segundo o Ibope, o governo Robinson é reprovado por 80% da população, e 54% dos entrevistados afirmaram que não votam nele de jeito nenhum.

 

CONVENÇÕES

Os partidos definiram as datas de suas convenções estaduais quando homologarão as candidaturas de governador, senador, deputado federal, estadual e as coligações majoritárias e proporcionais. O período de realização das convenções, segundo o calendário eleitoral, será encerrado no dia 5 de agosto.

No sábado, 28, realizarão as suas convenções: Rede, no campus central da UFRN, em Natal; PTB, PTC e PMB, no Kintal II Casa Show, zona norte de Natal.

 No domingo, 29: PSDB, no Hotel Holiday Inn, Lagoa Nova, em Natal.

No dia 2 de agosto (quinta-feira): PR, na sede do partido, em Natal.

No dia 3 de agosto (sexta-feira): PSTU, na sede do Sinpol, Avenida Rio Branco, em Natal.

No dia 4 de agosto (sábado): PTC/PC do B e PHS, no Espaço América, em Natal; PDT, no Palácio dos Esportes Djalma Marinho, em Natal; Podemos, na sede do partido, Lagoa Nova, Natal; MDB, ne sede do partido, Tirol, em Natal; PSB, na sede do partido, barro Vermelho, em Natal; e DEM, na sede do partido, em Lagoa Nova, Natal.

No dia 5 de agosto (domingo): PSD, no Centro cultural da Uern, zona norte de Natal; PPL, no Cuxá, Lagoa Nova, Natal; PP, em Mossoró, local a definir.

Até aqui, realizam as suas convenções o Solidariedade, PSC e PSDC. As três siglas oficializaram apoio a candidatura a governador de Breno Queiroga, do Solidariedade.

Tags:

Robinson Faria
governador
vice-governador
Rio Grande do Norte
sucessão
eleições 2018

voltar