Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 09h15 | 20 Set 2018 | Redação Garibaldi Filho defende financiamento para jovem se tornar empreendedor

Crédito da foto: Senado Senador Garibaldi Filho estuda viabilidade de projeto

JORNAL DE FATO

O desemprego entre os jovens com idade entre 18 e 24 anos chegou a 28,1% no primeiro trimestre de 2018. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 4 milhões de pessoas nessa faixa etária estão sem trabalhar. Preocupado com a situação, o senador Garibaldi Filho encomendou à sua assessoria um estudo sobre a viabilidade de apresentar projeto de lei criando incentivos para que os concluintes do segundo grau ou de curso superior possam se tornar empreendedores.

A ideia do senador é que seja criado um fundo de recursos públicos para financiar empréstimos a jovens que queiram empreender e tenham aprovado seu projeto de negócio por um comitê integrado por nomes indicados pelo Sebrae e agências de fomento estaduais. O dinheiro seria liberado na forma de empréstimo, com carência de dois anos para o início do pagamento e juros subsidiados.

“Os jovens precisam trabalhar. Sem ocupação e renda, lamentavelmente alguns deles terminam se tornando presas fáceis para o tráfico de drogas e a criminalidade. Temos que oferecer uma oportunidade para que eles conquistem um futuro melhor. Se a crise paralisou o andamento de diversas obras de engenharia e a contratação pela indústria e o comércio, estou sugerindo essa alternativa de ajudar o jovem com espírito empreendedor a montar seu próprio negócio”, justificou o senador Garibaldi Filho.

Quando governador do Rio Grande do Norte, trabalhar em favor de um futuro melhor para os jovens foi uma das prioridades de Garibaldi. Ele investiu, sobretudo, em educação. Foram construídos 32 novos prédios escolares e ampliadas ou construídas 366 salas de aula. O número de escolas recuperadas foi de 1.050. Os investimentos também incluíram a aquisição de equipamentos, apoio às atividades pedagógicas, alimentação escolar, planejamento e gestão.

Como ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho ampliou o programa Empreendedor Individual, que garante aposentadoria e benefícios previdenciários para os pequenos e microempresários. Em 2011, quando assumiu o cargo, o número de cadastrados era de 775.759. Quando deixou o Ministério, quatro anos depois, o número de empreendedores individuais tinha saltado para 4.653.080.

ASSINE A VERSÃO IMRESSA DO JORNAL DE FATO (84 - 3323-8900)

Tags:

Garibaldi Filho
senador
financiamento
empreendedor
jovem
projeto

voltar