Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 09h45 | 10 Out 2018 | Redação Veja o perfil dos dois novos deputados estaduais de Mossoró eleitos no domingo, 7

Crédito da foto: Reprodução Palácio José Augusto, sede da Assembleia Legilativa do RN

Mossoró chegará com caras novas à Assembleia Legislativa em 2019. Entre os nove deputados eleitos que debutarão no Palácio José Augusto, estão a vereadora Isolda Dantas (PT) e o servidor público federal Alysson Bezerra (Solidariedade), os representantes da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.

A mudança é profunda e sugere nova leitura do cenário político de Mossoró. Isolda e Alysson foram eleitos descolados dos grupos tradicionais, por vias alternativas, e com expressivas votações na cidade.

A petista recebeu 11.031 votos de Mossoró dos mais de 32 mil que teve no estado. Foi a segunda mais votada na cidade. A performance eleitoral de Isolda, no entanto, não chegou a ser surpreendente, uma vez que ela já havia aparecido bem nas eleições de 2016, quando se elegeu vereadora, com a bandeira das minorias.

Já a votação de Alysson Bezerra foi a grande surpresa. Ele teve 13.095 votos em Mossoró, ficando atrás apenas da deputada Larissa Rosado (PSDB), que não conseguiu a reeleição. No estado, Alysson teve pouco mais de 20 mil votos, o suficiente para ter se elegido como segundo colocado pelo Solidariedade, atrás do deputado Kelps Lima, presidente estadual da sigla.

Sem um membro da política tradicional na Assembleia Legislativa, Mossoró experimentará nova realidade com os dois representantes no Palácio José Augusto. Eles têm bandeira de luta parecida, sendo que Isolda trilha por um caminho mais polêmico. Uma de suas propostas, como deputada estadual, será lutar pelo fim do pagamento das parcelas mensais da construção da Arena das Dunas.

O fato de Alysson ainda não ter a experiência de um mandato será um desafio a mais. No entanto, em entrevistas concedidas à imprensa antes e depois das eleições, ele tem se posicionado em relação a temas importantes, principalmente na área social, dando um norte de como será a sua atuação na Assembleia Legislativa.

ISOLDA DANTAS É DO PT

Isolda Dantas nasceu em Patu, na região do Médio/Alto Oeste potiguar. Depois, morou em Upanema, distante pouco mais de 50 quilômetros de Mossoró. Ela perdeu a mãe quando tinha nove anos de idade.

Foi em Upanema que ela se filiou ao PT, através de curso de formação do partido ministrado pelo ex-vereador Hugo Manso.

Veio para Mossoró, onde iniciou a sua militância de forma mais efetiva. Em 2016, elegeu-se vereadora com 1.861 votos (1,88%).

Nas eleições deste ano, Isolda foi a quarta mais votada em Mossoró, com 11.031 votos, a 12ª mais votada no estado, com 32.963 votos.

Antes, foi secretária de Cultura na gestão do ex-prefeito Silveira Júnior.

Feminista, defensora dos movimentos LGBT, é autora do projeto de lei que criou o Dia Municipal da Visibilidade Lésbica.

Como bandeira de luta, Isolda pretende levar para a Assembleia, entre outros debates, o fim do desembolso mensal, pelo Governo do Estado, para pagamento da construção da Arena das Dunas.

ALLYSON BEZERRA É DO SOLIDARIEDADE

Desconhecido da classe política tradicional do município, ele tem 26 anos e começou a acreditar numa vitória quando viu seu nome aparecer nas pesquisas eleitorais.

Allyson é filho de dona Maria das Neves e seu Américo, com origem na zona rural de Mossoró, mais precisamente no sítio Chafariz.

É sobrinho do vereador Manoel Bezerra de Maria, que cumpre o quarto mandato na Câmara Municipal de Mossoró.

Alysson é formado em Engenharia e é servidor público da Ufersa. Ele tem especialização e mestrado na área de recursos e impactos ambientais, é aluno de Direito da Uern e hoje é um dos líderes da Rede Nacional de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), criada em São Paulo.

Com o seu histórico de luta e militância em setores sociais, longe da política tradicional, Alysson Bezerra conquistou parcela do eleitorado, o que lhe rendeu a segunda maior votação em Mossoró, com 13.095 votos.

Alysson será o mais jovem deputado da próxima legislatura na Assembleia Legislativa.

Ele foi eleito com 20.228 votos.

 

Veja como foi a votação para deputado estadual em Mossoró

Larissa Rosado (PSDB) – 17.753 votos

Allyson Bezerra (SD) – 13.095 * Eleito

Jorge do Rosário (PR) – 12.017

Isolda Dantas (PT) – 11.031 * Eleita

Bernardo Amorim (Avante) – 4.543 * Eleita

Flávio Tácito (PPL) – 4.279

Souza (PHS) – 3.073 * Eleito

Daniel Sampaio (PSL) – 2.881

Gutemberg Dias (PCdoB) – 2.205

Coronel André Azevedo (PSL) – 1.910 * Eleito

Brancos – 7.816 (5,42%)

Nulos – 18.691 (12,96%)

Válidos (nominais e legenda) – 117.698 (81,62%)

Tags:

Palácio José Augusto
Assembleia Legislativa
deputados estaduais
Alysson Bezerra
Isolda Dantas
Mossoró

voltar