Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 12h30 | 07 Dez 2018 | Redação Reemissão de documentos para idosos poderá ser gratuita, afirma Beto Rosado

Crédito da foto: Arquivo Deputado federal Beto Rosado destaca benefício

Acabar com a injusta cobrança aos idosos para a reemissão de documentos pessoais é o objetivo do Projeto de Lei 10538/2018, proposto pelo deputado federal Beto Rosado (Progressistas), e que foi aprovado na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, na Câmara dos Deputados, na quarta-feira (28).  A relatoria foi da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV/PR).

De acordo com o Projeto de Lei, pessoas com idades acima de 60 anos, que precisem reemitir documentos de identificação pessoal válidos em todo o território nacional e que tenham sido perdidos, extraviados, furtados ou roubados, poderão fazer com isenção da taxa de pagamento, desde que apresente o boletim de ocorrência no prazo de 60 dias do registro policial.

“Este é um benefício importante para os idosos, que corriqueiramente precisam reemitir os documentos pessoais. Fico muito feliz com a aprovação do projeto”, afirmou Beto. A relatora, deputada federal Leandre, considerou “a proposta em análise justa, oportuna e conveniente”, e portanto votou pela aprovação do projeto sem ressalvas.

A proposta não se aplica aos documentos de identificação emitidos pela Ordem dos Advogados do Brasil e outros entes de fiscalização de exercício de profissão, aos documentos de identificação funcional, emitidos por órgãos públicos e aos diversos tipos de passaporte e outros documentos de viagem. O Projeto segue para a Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados.

Tags:

Beto Rosado
deputado
proposta
idosos
remissão

voltar