Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 18h45 | 01 Mar 2019 | Redação Ex-presidente Lula é liberado para ir a velório do neto Artur em São Paulo

Crédito da foto: Reprodução Lula e o neto Artur

Do Congresso em Foco

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá acompanhar o velório e o enterro do neto Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos, que morreu no início da tarde desta sexta-feira (1), em São Paulo, em decorrência de complicações de uma meningite meningocócica.

O processo ainda está em sigilo (às 18h40), mas o Congresso em Foco confirmou a liberação de Lula para acompanhar o enterro do neto com fontes petistas.

Além disso, o governo do Paraná divulgou no fim da tarde uma nota em que informa a decisão do governador Ratinho Jr. (PSC) de ceder um avião do governo, a pedido da Polícia Federal, para o deslocamento do ex-presidente para São Paulo. O petista está preso na Superintendência da PF em Curitiba desde abril do ano passado.

No pedido, os advogados se basearam na Lei de Execuções Penais que, no inciso primeiro do artigo 120 determina que condenados que cumprem regime fechado, caso de Lula, podem "obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta", no caso de "falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão".

Manifestações de apoio

Pelo Twitter, a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), lamentou. "Presidente Lula perdeu seu neto hoje. Que tristeza. Arthur tinha 7 anos e foi vítima de uma meningite. Força presidente, estamos do teu lado, sinta nosso abraço e solidariedade. Faremos de tudo pra q vc possa vê-lo. Força a família, aos pais Sandro e Marlene. Dia muito triste", escreveu.

Lula perdeu, no final de janeiro, o velório de seu irmão, Genival Inácio da Silva, o Vavá. Na ocasião, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a saída do petista após negativas da Justiça em primeira e segunda instância. Como a autorização saiu já no final do velório, Lula decidiu não deixar a carceragem da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, onde está preso desde abril do ano passado.

Condolências

Políticos usaram as redes sociais para expressar condolências ao ex-presidente e à família. A ex-presidente Dilma Rousseff postou uma foto do padrinho político com Arthur. "Meu abraço cheio de força, carinho e afeto a Marlene e ao Sandro. Nessa hora de tragédia e de dor, desejo serenidade e paz à família de @LulaOficial para enfrentar tamanha perda", escreveu no Twitter.

O senador Humberto Costa (PT-PE) destacou as sucessivas perdas na família do ex-presidente. "Jamais a dor, a violência e a injustiça impingidas a esse homem poderão ser reparadas. Depois de perder sua companheira de vida, dona Marisa, Lula foi preso e, na cadeia, perdeu o irmão Vavá, a quem não teve o direito de velar, e agora o neto Arthur. É de uma injustiça atroz".

Candidato derrotado à Presidência da República pelo PSOL em 2018, Guilherme Boulos também criticou a demora da Justiça em liberar Lula para enterrar o irmão, em dezembro. "Carolina Lebbos, Sérgio Moro, a PF e o STF têm a obrigação de liberar imediatamente a ida de Lula para velar o corpo do neto. Não se pode admitir que repitam a canalhice do caso Vavá".

Leia a nota do PT na íntegra:

O Partido dos Trabalhadores está solidário com o presidente Lula e sua família, neste momento de dor em que ele perdeu, de forma dramática, o querido neto Arthur, de apenas 7 anos. É mais uma tragédia pessoal que o atinge, em meio à perseguição política e à farsa judicial de que ele é vítima.

A dor de Lula é compartilhada por cada militante do PT e pelos milhões de brasileiros que o reconhecem como o presidente que mais combateu a fome e a mortalidade infantil, com programas sociais, de saúde e geração de renda. O presidente que defendeu a vida e um futuro melhor para nossas crianças. Lula não merece estar preso, porque provou sua inocência diante de todas as acusações falsas que lhe fizeram.

Lula tem o direito de compartilhar com seus familiares, o filho Sandro e a nora Marlene, o luto pela morte do pequeno Arthur. Muita força, companheiro Lula. Que Deus o abençoe.

Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional do PT

Tags:

Lula
Artur
meningite
PF
Curitiba

voltar