Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 08h45 | 13 Jun 2019 | Redação Câmara Municipal aprova doação de terrenos para estimular empregos

Crédito da foto: Edilberto Barros/CMM Plenário da Câmara, na sessão desta quarta-feira (12)

O Plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou, nesta quarta-feira (12), os projetos de lei 1.210/19 e 1.211/18, ambos de autoria do Executivo, que oficializam doação de terrenos públicos, no Distrito Industrial, às empresas Trevo Embalagens e Centro de Distribuição Parque Elétrico.

Mais cedo, na parte inicial da sessão, o Legislativo recebeu o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lahyre Rosado Neto, que pediu o apoio dos vereadores para a aprovação das matérias, em pronunciamento no projeto Tribuna Popular.

Segundo ele, a doação das áreas possibilitará a expansão das empresas beneficiadas e gerar mais empregos. “O Parque Elétrico pretende gerar 30 empregos, num primeiro momento, e mais 30 empregos no futuro. A outra beneficiada será uma empresa de embalagens de plásticos, a Trevo Embalagens, que já investiu mais de R$ 6 milhões na nossa cidade e agora pretende ampliar a produção”, justifica.

O secretário explicou que a doação dos terrenos não trará prejuízos ao município, por causa da cláusula de reversão existente nos contratos. “Temos uma lei municipal que determina que, se os terrenos não forem utilizados pelas empresas ou se elas entrarem em falência ou saírem de Mossoró por qualquer motivo, essas áreas voltam para o município. Inclusive, fizemos a reversão de mais de 30 terrenos que foram doados e não foram utilizados”, explica.

Incentivo

A doação de áreas para empresas funciona como um incentivo do município para atrair investimentos. “A Mossoró Premoldados é um exemplo de como essa atitude pode beneficiar os mossoroenses. A empresa, que hoje é responsável pela geração de centenas de empregos na cidade, recebeu doação de áreas da Prefeitura”, explicou Lahyre.

Ceará

O Ceará é um exemplo de sucesso no incentivo a permanência de indústrias no Estado. Desde a década de 80, programas de apoio a empresas são empregados por lá. “No Ceará, não apenas se doa os terrenos, mas também se constrói os prédios. E não há como se negar o sucesso do Ceará, que hoje possui um importante parque industrial”, afirmou Lahyre.

Outras ações

O secretário explicou que essa é apenas uma das formas encontradas pela Prefeitura para impulsionar a criação de empregos “Disponibilizamos um formulário no site da Prefeitura para empresários do mundo todo que estejam interessados em investir na cidade. A economia do país enfrenta problemas e a Prefeitura de Mossoró está sempre procurando maneiras de fazer com que o desemprego na nossa cidade diminua”, informa.

Participação

Os vereadores Ozaniel Mesquita (PR), Gilberto Diógenes (PT) e Raério Araújo (PMB) se mostraram preocupados com a forma como os terrenos serão doados. “O Ministério Público recomenda que a doação seja feita através de licitação. Vou apoiar sim a decisão, se for feita de maneira legalizada, pois o que trouxer emprego pra Mossoró com certeza terá meu apoio”, declarou Raério.

Os vereadores Ricardo de Dodoca (Pros), Sandra Rosado (PSDB), Manoel Bezerra (PRTB), Alex Moacir (MDB) e Francisco Carlos (PP) declararam apoio ao projeto. “São terrenos que não estão sendo utilizados pelo município e que vão gerar renda para o mossoroense”, declarou Manoel Bezerra.

O secretário, em resposta, finalizou o pronunciamento, garantindo que não há ilegalidade no projeto. “Jamais traria um projeto ilegal para esta Casa. A doação dos terrenos só trará benefícios pra Mossoró”, reforçou.

Fonte: CMM

Tags:

Câmara Municipal de Mossoró
CMM
empregos
doação
terrenos

voltar