Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 21h30 | 17 Ago 2017 | Redação Temer promete aumentar efetivo da Força Nacional para combater violência no Rio Grande do Norte

Técnicos da Secretaria Nacional de Segurança Pública estarão no estado na próxima semana para avaliar a situação e definir nova estratégia de combate ao crime. Na audiência com a bancada federal e a secretária de Segurança, Temer faz promete reforço

Crédito da foto: Bancada Federal do RN Bancada federal do Rio Grande do Norte foi recebida em audiência pelo presidente Michel Temer

O presidente Michel Temer (PMDB) assumiu compromisso de aumentar o efetivo da Força Nacional no Rio Grande do Norte, como uma das medidas para fortalecer a luta contra o avanço da criminalidade. Técnicos da Secretaria Nacional de Segurança Pública estarão no estado na próxima semana para avaliar a situação e definir nova estratégia de combate ao crime organizado.

A garantia foi dada pelo presidente na audiência com a bancada federal do RN, a secretária de Segurança Pública, Sheila Freitas, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Osmar Oliveira. A reunião aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, no início da noite desta quinta-feira (17).

A bancada do RN decidiu que irá destinar algumas de suas emendas individuais para garantir a segurança no estado. O deputado federal Felipe Maia (DEM), coordenador da bancada, alertou para a escala da violência que está deixando a população presa dentro de casa e amendronta de enfrentar as ruas.

“Já são 1500 assassinatos registrados só em 2017. Estamos na terceira colocação, em um registro nacional, que aponta o número de homicídios”, ressaltou. “Portanto, temos que fazer com que essa ajuda aconteça de fato. Destinando recursos, pedindo o auxílio ao governo federal e da Força Nacional para garantir a segurança do povo que suplica proteção das autoridades”, disse Felipe Maia.

A secretária Sheila demonstrou os problemas que tem encontrado nas forças de segurança, principalmente no que diz respeito ao efetivo das corporações. Sheila entregou ao presidente uma cópia do ofício enviado pelo governador Robinson Faria (PSD) ao Ministério da Justiça, onde são detalhadas as principais necessidades de investimentos no setor. São recursos na ordem de R$ 300 milhões para Segurança e o Sistema Prisional.

“Ficou acordado que na próxima semana técnicos da Senasp irão até Natal para analisar a possibilidade de aumentar o efetivo da Força Nacional. O presidente também se comprometeu em enviar equipamentos, como viaturas e coletes, para cumprir o pacto que o Rio Grande do Norte fez com o Ministério da Justiça ”, destacou Sheila Freitas.

Para Coronel Osmar, o encontrou foi proveitoso. "Mostramos a realidade da segurança publica do RN e tudo o que a Corporação, como uma grande equipe, tem feito para reduzir os índices de criminalidade. Nosso efetivo tem se esforçado, mesmo diante das dificuldades".

Também participaram da reunião os senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Alves Filho (PMDB) e os deputados Rafael Motta (PSB), Beto Rosado (PP) e Walter Alves (PMDB).

Tags:

Insegurança no RN
bancada federal
Michel Temer
Felipe Maia
Sheila Freitas

voltar