Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 15h30 | 15 Dez 2017 | Redação Em 9 dias de dezembro, janeiro e fevereiro não haverá perito de plantão no ITEP

Crédito da foto: Arquivo A escala de plantão dos peritos cobrirá somente 21 dias dos meses citados

Edinaldo Moreno/Da redação

O Presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) do Rio Grande do Norte, Otávio Domingos, disse a reportagem do Portal DE FATO que em 9 dias nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro não terá perito de plantão na sede do ITEP em Mossoró.

Otávio Domingos informa que nestes meses citados haverá somente três peritos para preencher a escala. Dos 30 dias do mês, a escala só cobrirá 21, ficando os outros dias restantes sem o plantão.

“De novembro a fevereiro nós estamos com quatro peritos criminais que também não fecha. Coincidiu de férias dos peritos e só teremos até lá 3 profissionais para 30 dias. O que acontece só teremos vinte e um dias de atendimento a Mossoró e região”, disse

Segundo ele, a investigação de crimes ficará prejudicada com o número reduzida de peritos existentes na sede do órgão na Capital do Oeste.

“Essa situação é complicada porque prejudicada a investigação criminal. O delegado terá de fazer um inquérito e a investigação ficará muito pobre sem as provas do local do crime. Prejudica a sociedade porque vai haver falta de provas. A investigação vai ficar falha. A prova técnica é de extrema importância para a elucidação dos crimes”, esclarece Domingos.

Otavio Domingos relatou ainda que não há perito criminal nesta sexta-feira. Ele citou o exemplo do arrombamento de uma loja no Partage Shopping na madrugada desta sexta e um acidente nesta manhã com um policial.

“Hoje estamos sem perito de plantão. Teve um acidente que envolveu um policial militar entre Pau dos Ferros e São Rafael e o Comandante de lá estava exigindo a presença do perito criminal. Até agora (isso por volta do meio-dia) o corpo não havia sido removido. Eu acredito que possa ir um perito de Natal. É importante também salientar que essa perícia que houve no shopping com identificação de vestígio, coleta de impressão digital o delgado acionou o perito de cinco horas da manhã. Isso foi muito importante, ou seja, ia ficar muito complicado sem a perícia criminal não fosse fazer a perícia no shopping. O delegado foi perspicaz. Ele ligou para o Itep para vê essa questão do Itep e se tinha na sexta e se deixasse para depois das sete da manhã, mas como não tinha ele acionou logo”, contou.

Tags:

Mossoró
Itep
dezembro
janeiro
fevereiro
perito criminal

voltar