Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 11h30 | 23 Fev 2018 | Redação Força Nacional deverá realizar patrulhamento nas ruas de Mossoró

Crédito da foto: Marcos Garcia A secretária Sheila Freitas participou da reunião que vai definir atuação da FN na cidade

Antes da reunião para detalhar a operação da Força Nacional em Mossoró, a secretária de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, Sheila Freitas, concedeu uma entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, 23, no prédio do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM).

A titular da pasta explicou que patrulhamento da FN será um dos pontos que serão discutidos no encontro, que ocorre nesta sexta. Inicialmente, 30 homens foram deslocados para o município.

“Vai haver uma reunião agora para a gente definir como será a nossa estratégia de operação da Força Nacional em Mossoró. Nessa reunião vamos definir que será atuação do efetivo na cidade. Inicialmente, o Ministério da Justiça está mandado 30 homens para Mossoró e dez carros. Os agentes que vem para Mossoró são da Força Nacional Ostensiva”, disse.

O DE FATO publicou na última quinta-feira, que a presença da FN no município seria concentrada nas investigações, auxiliando a Polícia Civil para reduzir a grande demanda represada. Mossoró tem mais de 400 inquéritos de homicídios parados, devido a ineficiência da Polícia Civil, que sofre com déficit de pessoal, sem estrutura, salários defasados e atraso de pagamento.

A medida faz parte de um convênio da Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) que tem por objetivo diminuir os crimes de roubos e homicídios. Estiveram na reunião, representantes da Senasp, Sesed, Polícia Militar e Polícia Civil.

O trabalho da Força acontece em colaboração com os órgãos locais de segurança pública, por meio das ações integradas de policiamento ostensivo, polícia judiciária e perícia forense. O objetivo é auxiliar na redução de homicídios dolosos e violência contra a mulher.

Desde fevereiro de 2017, a Força Nacional atua contra o crime a violência em Natal, dentro das ações do Plano Nacional de Segurança Pública. A operação foi então prorrogada pelo Ministério da Justiça, por mais seis meses, atendendo pedido do Governo estadual. O efetivo também foi reforçado em cem homens.

 

Vinda da FN ao município é devido ao alto índice de violência

A secretária Sheila Freitas confirmou que a vinda da Força Nacional a Mossoró é em decorrência do alto índice de homicídios ocorridos no município.

“Tivemos um ano violento (se referindo a 2017) e já iniciamos o ano bem violento. Tentando minimizar o Governador do Estado solicitou o apoio da Força Nacional. Tá vindo aqui somente uma equipe para Mossoró e vamos planejar uma operação permanente visando a diminuição da violência. As ações serão integradas entre as forças”, explicou a secretária.

Em 2017, Mossoró registrou 249 homicídios. Em 54 dias de 2018, a cidade já tem 46 mortes violentas.

 

Esta será a 2ª vez da Força Nacional no município

Essa será a segunda vez em dois meses que a Força Nacional desembarca em Mossoró. No final de 2017, as tropas vasculharam a cidade durante 20 dias, suprindo a ausência das forças de segurança pública do Estado que estavam greve por salários em dia.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, veio a cidade para apresentar a Operação Potiguar II e garantir que a Força Nacional iria estabelecer a ordem. O resultado foi positivo e no período que as tropas estavam em Mossoró o número de homicídios caiu consideravelmente.

A diferença, agora, que a cidade não terá as tropas federais no trabalho ostensivo, de auxílio ao combate ao crime nas ruas.

Tags:

Força Nacional
Mossoró
Sheila Freitas
patrulhamento
Rio Grande do Norte

voltar