Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 08h00 | 22 Mar 2018 | Redação Sesed emite nota e rebate números do OBVIO sobre mortes de mulheres no RN

Crédito da foto: Reprodução A Sesed diz que 24 mulheres foram assassinadas em 2018. Já o OBVIO diz que foram 25

Em nota publicada na noite desta quarta-feira, 21, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) rebate as informações do Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) sobre o número de mortes de mulheres no Rio Grande do Norte em 2018.

Citando dados da Coordenadoria de Estatísticas e Análises Criminais do órgão, a Sesed diz que até o último dia 19 de março, 24 mulheres foram assassinadas no Estado, sendo três feminicídios.

O levantamento da entidade que contabiliza o número de homicídios no RN dá conta de que 25 crimes já resultaram nas mortes de vítimas do sexo feminino no estado somente neste ano.

Os novos números do Obvio detalham 20 femicídios (assassinatos de mulheres em geral) e 5 feminicídios (assassinatos de mulheres por violência doméstica e/ou de gênero) neste ano no território potiguar.

O estudo dá conta ainda de 18 femicídios em 2015, sendo quatro feminicídios; contra 17 femicídios em 2016, sendo três feminicídios; e 19 femicídios em 2017, sendo cinco feminicídios.

Ainda na nota, a Sesed “reitera o seu compromisso em investigar cada um dos casos para que os responsáveis sejam detidos. Além disso, a Secretaria de Segurança destaca que trabalha com toda a transparência sobre os dados criminais, inclusive divulgando mensalmente relatórios com o quantitativo dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no RN”.

Leia nota na íntegra:

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

NOTA

NATAL (RN), 21 de março de 2018

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) vem a público informar que dados divulgados nos últimos dias pelo Observatório da Violência do Rio Grande do Norte (OBVIO) sobre a quantidade de mulheres mortas e vítimas de feminicídios no Rio Grande do Norte este ano não condiz com os números reais.

Diferentemente do que divulgado, os dados da Coordenadoria de Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Sesed, até o último dia 19 de março, 24 mulheres foram assassinadas no Estado, sendo três feminicídios.

A Sesed reitera o seu compromisso em investigar cada um dos casos para que os responsáveis sejam detidos. Além disso, a Secretaria de Segurança destaca que trabalha com toda a transparência sobre os dados criminais, inclusive divulgando mensalmente relatórios com o quantitativo dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no RN.

Tags:

OBVIO
SESED
mortes de mulheres
feminicídio
femicídio
Rio Grande do Norte

voltar