Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 08h45 | 30 Jul 2018 | Redação Com 20 mil habitantes, Caraúbas já registrou 12 assassinatos no ano

Crédito da foto: Icém Caraúbas Polícia tem muito trabalho com violência na cidade de Caraúbas

Fábio Vale - JORNAL DE FATO

A violência homicida que atinge todo o Rio Grande do Norte tem cada vez mais se deslocado para o interior do estado. Entre os municípios potiguares que são atingidos pela onda de criminalidade está a cidade de Caraúbas.

Com uma população de pouco mais de 20 mil habitantes, o município localizado na região Oeste do estado e distante cerca de 80 Km de Mossoró já registrou 12 assassinatos neste ano. O dado é de um levantamento feito pelo site Icém Caraúbas, que cobre o noticiário da região e mantém na página virtual uma espécie de contador de homicídios ocorridos na cidade.

O mapeamento do site dá conta também de que no ano passado o município foi alvo de 12 assassinatos. O contador de homicídios mostra ainda que 17 pessoas foram mortas na cidade em 2016 e outras 17 no anterior. Já em 2014, o levantamento aponta que foram 11 crimes contra a vida.

Segundo o site, a série de 12 homicídios em Caraúbas em 2018 começou no dia 8 de janeiro e seguiu até 8 de julho. Em todo o estado, entre 1° de janeiro e 9 de julho de 2018, foram notificados 1.079 assassinatos, segundo o Observatório da Violência (OBVIO).

 

Caraúbas tem dez assassinatos no primeiro semestre deste ano

Somente no primeiro semestre deste ano, o município de Caraúbas foi alvo de dez assassinatos. O mapeamento do Icém Caraúbas revela que o primeiro crime aconteceu dia 8 de janeiro.

O ocorrido vitimou um jovem de 20 anos de idade, que foi morto a tiros. A autoria e a motivação do crime não foram apontadas. O segundo homicídio do ano foi registrado dia 25 do mesmo mês. Na ocasião, um empresário de 51 anos de idade foi assassinado em uma churrascaria local.

Já no dia 5 de fevereiro, um comerciante de 54 anos foi morto a tiros em via pública da cidade. A autoria e a motivação do crime também não foram apontadas. O quarto homicídio no município aconteceu quase no fim do mês e vitimou um homem de 34 anos, que morreu em um hospital de Natal um dia após ser baleado e queimado em Caraúbas.

E no dia 5 de abril, um ex-presidiário de 43 anos foi morto a tiros em uma residência do município. O sexto homicídio do ano aconteceu no dia 16 de maio. Um homem de 36 anos foi assassinado a tiros na zona rural da cidade. Menos de 15 dias depois, outra pessoa foi morta no município.

A vítima foi encontrada sem vida com marcas de tiros e as circunstâncias do ocorrido não foram informadas. Já no dia 3 de junho, um homem de 43 anos morreu em um hospital após ser baleado na zona rural da cidade. Os dois últimos crimes no primeiro semestre deste ano ocorreram um no dia 14 de junho e outro no dia seguinte.

 

Caraúbas começa segundo semestre com duas mortes

Após fechar o primeiro semestre deste ano com dez assassinatos, a cidade de Caraúbas começou o mês de julho com mais dois duas mortes. A primeira aconteceu no último dia 3 e foi resultante de um confronto entre a polícia e um suspeito, que morreu após ser baleado.

Na ocasião, policiais realizavam diligências dentro da operação “Sertão Seguro”, quando se depararam com o suspeito de 18 anos de idade e teria sido iniciada uma troca de tiros, em que o jovem foi baleado e socorrido, mas não resistiu. Ele teria passagem pela polícia, que diz ter apreendido arma de fogo e drogas.

Já no dia 8 deste mês, um idoso foi morto a tiros na calçada da casa dele, quando conversava com o filho. A informação é de que a vítima de 66 anos de idade já teve dois filhos assassinados. Mas, até a época do crime, a polícia ainda não apontava ligação entre os crimes. A autoria e a motivação do crime também não foram apontadas.

O caso fez Caraúbas chegar ao segundo homicídio de julho de 2018 e aos 12 assassinatos do ano. A reportagem encaminhou um e-mail por volta das 15h desta sexta-feira (27) para a Comunicação da Prefeitura de Caraúbas, solicitando um posicionamento do Município sobre a violência que atinge a cidade, mas, até o fechamento desta matéria, por volta das 17h30, não houve retorno.

Município sedia evento que discute violência

Debater sobre o papel da segurança pública. Esse é o objetivo central do I Fórum Caraubense Educação, Sociedade e Violência que acontece na próxima semana na Câmara de Vereadores de Caraúbas. A atividade é uma iniciativa de alunos de um mestrado da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) em Mossoró, e contará com a participação de especialistas em estudos sobre violência e criminalidade.

Para o estudante Higo Lima (foto acima), da pós-graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições, que integra a organização do evento, é importante discutir sobre a segurança pública, pois é um tema urgente que atinge a todos, indiscriminadamente. “É necessário criar espaços de discussão para que todo cidadão participe da construção de iniciativas que busquem entender o fenômeno da violência e, igualmente, propor e cobrar das instâncias competentes políticas que assegurem saídas para a crise que enfrentamos”, afirma.

O aluno, que também atua como jornalista na Ufersa, avalia que a educação é um caminho para isso e diz que por isso ele e outros colegas do curso resolveram promover o evento para debater o assunto com a população de Caraúbas. O Fórum está marcado para acontecer das 8h às 12h desta sexta-feira (3), na Câmara de Vereadores de Caraúbas, localizada no Centro da cidade.

O evento contará com participação de estudiosos no assunto como o especialista em segurança pública e membro do Observatório da Violência (OBVIO), Ivênio Hermes; e o doutor em Ciências Sociais e professor da Ufersa Thadeu Brandão. A organização do Fórum informou que outros convidados ainda não confirmados até o fechamento desta matéria também devem participar do evento.

Representantes da imprensa local também foram convidados. A entrada para o fórum é 1 kg de alimento não perecível que será doado ao Lar dos Idosos de Caraúbas. E a organização do evento conta ainda com Cindy Damarys, Iara Nóbrega, Israela Miriam, Ramiro Júnior e Richard Fernandes. O Obvio também é parceiro da atividade.

Tags:

Caraúbas
violência
assassinatos
RN
Médio Oeste

voltar