Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 10h00 | 21 Set 2018 | Redação Polícia Federal combate esquema de fraudes à Previdência Social em Natal

Crédito da foto: Os policiais cumprem 3 mandados judiciais de busca e apreensão na capital potiguar

A Polícia Federal em parceria com a Força-Tarefa Previdenciária deflagrou na manhã desta sexta-feira, 21, a Operação Vínculos Fantasmas. Ao todo, 12 policiais federais cumprem em endereços residenciais na cidade de Natal, 3 mandados judiciais de busca e apreensão expedidos pela 2ª. Vara da Justiça Federal/RN. As informações são da assessoria.

Ela visa desarticular ação criminosa que consistia na inserção de dados trabalhistas fictícios registrados através da Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP), com a finalidade de obter benefícios previdenciários, na sua maioria, por "incapacidade".

A investigação, que começou em 2014 com a instauração do Inquérito Policial, apurou que a fraude se iniciava a partir da criação de vínculos empregatícios falsos e extemporâneos para que pessoas físicas diversas adquirissem a condição de seguradas do Regime Geral da Previdência Social ou mesmo incremento no tempo de contribuição, possibilitando, assim, o requerimento e concessão do benefício de maneira irregular.

As diligências comprovaram, também que, em apenas seis desses benefícios fraudulentos obtidos pelos suspeitos, o prejuízo causado à Previdência Social alcançou o valor de R$ 1,7 milhão.

Com a deflagração dessa Operação e a continuidade das investigações, a PF acredita que outras concessões irregulares do esquema criminoso venham a ser identificadas.

Não haverá entrevista coletiva.

(*) A denominação Vínculos Fantasmas advém do fato de que as relações trabalhistas informadas eram puramente ilusórias e destituídas de qualquer realidade.

Tags:

Polícia Federal
PF
esquema
fraudes
Previdência Social
Natal
Operação Vínculos Fantasmas

voltar