Domingo, 26 de maio de 2019

Postado às 15h00 | 13 Mar 2019 | Redação Bandidos furtam cilindros de cloro gás da Caern em Monte Alegre

Crédito da foto: Portal No Ar Dois dos cilindros furtados estavam completamente cheios

A Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT), da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), localizada na comunidade de Baixa da Galinha, em Monte Alegre/RN, foi furtada no início desta semana. Os bandidos levaram quatro cilindros com capacidade para 50 kg de cloro gás.

Dois dos cilindros furtados estavam completamente cheios com cloro liquefeito e dois já haviam sido utilizados para o tratamento de água, no entanto ainda pode haver conteúdo residual neles. O material não apresenta valor comercial.

O manuseio e transportes deste material exige uma série de observações técnicas, já que as reações químicas do cloro podem provocar sérios danos para as pessoas e para o meio ambiente.

“Alertamos para o perigo de exposição ao respectivo produto, pois o contato com gás liquefeito, causará queimaduras químicas e térmicas no contato com a pele, nos olhos causa queimaduras químicas e distúrbios visuais. Pode ocasionar severas lesões ao ser inalado, até levar à morte, se a exposição ocorrer em altas concentrações”, explica Amacel Sousa, Técnico de Controle Ambiental, da Caern.

O vazamento de cloro gás também provoca sérios danos ambientais, ocasionando manchas desbotadas nas folhas de plantas, devido ao ataque à clorofila das mesmas. A Caern já relatou em Boletim de Ocorrência e comunicou ao IDEMA e à Prefeitura Municipal de Monte Alegre o ocorrido.

A Companhia reforça que quem tiver informações sobre o material comunicar imediatamente para a Companhia através do telefone (84) 3644-8129.

Fonte: Assessoria/Caern

Tags:

Segurança
Caern
Furto
Cilindros
Monte Alegre

voltar