Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 07h45 | 31 Mai 2019 | Redação Detentos envolvidos no massacre em presídios do AM são transferidos para Mossoró

O avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no Aeroporto Dix-Sept Rosado por volta das 22h30 desta quinta-feira, 30. Os detentos desembarcaram do avião sob forte esquema de segurança

Crédito da foto: O Câmera Os detentos desembarcaram do avião sob forte esquema de segurança

Alguns dos presos envolvidos no massacre em quatro presídios de Manaus, no Amazonas, foram transferidos para o presídio federal de Mossoró. O avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no Aeroporto Dix-Sept Rosado por volta das 22h30 desta quinta-feira, 30.

Os detentos desembarcaram do avião sob forte esquema de segurança. Em comboio, viaturas do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) encaminharam os presos para a unidade prisional.

De acordo com as investigações da Policia Federal, os mandantes da chacina do inicio dessa semana, são os mesmos do massacre ocorrido em Janeiro de 2019, no mesmo presídio em Manaus. O governo do Amazonas transferiu mais 17 detentos de Manaus para presídios de segurança máxima. Essa é a segunda transferência de presos desde a chacina de domingo (26) e segunda-feira (27).

A maioria das 55 vítimas do massacre desta semana morreu de asfixia ou golpeada por objeto perfurante. O governo do Amazonas informou que foram encontrados, na última segunda-feira (27), 40 detentos mortos.

De acordo com a secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap), as mortes ocorreram no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), no Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM 1), no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), todos localizados em Manaus (AM). As mortes ocorreram um dia após 15 detentos do Compaj terem sido assassinados. Ao todo, o número de mortos no sistema prisional chega a 55.

As mortes ocorreram durante uma “briga entre presos” dos pavilhões 3 e 5, e que, após o acionamento do Batalhão de Choque da Polícia Militar, a situação no Compaj estava sob controle. Nenhuma fuga foi registrada e nenhum agente penitenciário foi ferido durante o tumulto de ontem. A briga começou durante o horário de visitação.

Tags:

presídios
Amazonas
transferência
Mossoró
presídio federal
massacre

voltar