Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 14h00 | 31 Mai 2019 | Redação Ameaça de ações do PCC faz o governo suspender visitas nos presídios do Rio Grande do Norte

Segundo o relatório da Polícia Federal, a facção criminosa PCC planega um "salve" para a próxima terça-feira, 4, dentro e fora dos presídios do Rio Grande do Norte. O documento foi encaminhado ao Governo do Estado na manhã desta sexta-feira, 31

Crédito da foto: Arquivo/Divulgação/Polícia Militar Um coletivo foi queimado em Natal em ataque da facção no ano passado

A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) e da Justiça e Cidadania (SEJUC) adotaram medidas preventivas no sistema prisional do Rio Grande do Norte depois do alerta feito pela Polícia Federal sobre possíveis ações criminosas do PCC nos presídios do Estado.

Uma das medidas foi a suspensão de visitas dos familiares de detentos do sistema penitenciário. Em nota, as secretarias também informam que não existe nenhum motim em andamento nas penitenciárias do Rio Grande do Norte.

Na manhã desta sexta-feira (31), a imprensa potiguar noticiou que um documento da Polícia Federal alertou o ao Governo do Estado para o risco de um ‘salve’ da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) na próxima terça-feira, 4.

O relatório faz o alerta para as secretarias de Segurança Pública (Sesed) e de Justiça e Cidadania (Sejuc), além das polícias Militar e Civil.

“Chegou ao conhecimento deste NIP a ocorrência de um SALVE que teria sido enviado por integrantes do Primeiro Comando da Capital do Estado do Rio Grande do Norte (PCC/RN), possivelmente, custodiados na Penitenciária de Alcaçuz, tratando sobre ações criminosas contra Agentes Penitenciários, ações dentro de unidades prisionais e ataques visando atingir a Ordem Pública do Estado”, inicia o documento

Ainda no relatório, a PF informa que “a ordem seria ‘mandar quebrar tudo nas ruas’ a partir da meia-noite de terça” e que na quarta-feira, 5, membros da facção que atua dentro e fora dos presídios “fariam uma caminhada particular”. A ação ainda teria o apoio de dos faccionados de Pau dos Ferros, Mossoró, Umarizal, Apodi e Macaíba.

Outro alerta do relatório diz que os presos de Alcaçuz teriam “encontrado uma forma de abrir as celas utilizando pedaços de concreto como aríete”.

O Portal no Ar informou que entrou em contato com com a Sesed. A pasta informou que “até o final da manhã deve se pronunciar sobre o caso”. A Sejuc repetiu o discurso e disse que ainda não há posicionamento da secretaria.

Veja abaixo documento:

Tags:

PCC
facção criminosa
ataques
presídios
Rio Grande do Norte

voltar