Demorou, mas a Seleção Brasileira está voltando para o estádio mais famoso do mundo. No próximo domingo, a Amarelinha finalmente reencontrará o Maracanã pela final da Copa América 2019. A última vez que o Brasil jogou no Maracanã foi na final da Copa das Confederações de 2013, e as lembranças são boas: vitória por 3 a 0 sobre a Espanha, festa da torcida e mais um título para a conta.
A partida no Maracanã significará muito para o grupo da Seleção, já que a maior parte dos atuais jogadores do Brasil não estiveram na decisão de 2013. Daquele time, só Daniel Alves, Thiago Silva e Filipe Luís permanecem no elenco. Além deles, Gabriel Jesus e Marquinhos também já atuaram com a Canarinho no estádio, mas não foi pela Seleção Principal. No Maracanã, disputaram e ganharam dois jogos na conquista do ouro nos Jogos Olímpicos 2016.
Será, portanto, a primeira vez no Maraca com a Seleção Brasileira para todos os outros 17 jogadores do time. Para alguns deles, o jogo terá sabor ainda mais especial. É o caso de Roberto Firmino, por exemplo, que nunca jogou no estádio. O atacante, que se transferiu cedo ao futebol europeu, não chegou a atuar no Maracanã pelo Figueirense, e agora terá a oportunidade com a Amarelinha.
— É minha primeira vez, espero que seja uma grande final, que consigamos fazer um grande jogo e sair com a vitória. Desde que chegamos aqui, o foco era esse, e o sonho foi chegando mais perto - descreveu o atacante.
Comandante da Seleção, o técnico Tite já cansou de trabalhar no Maracanã durante seu tempo no futebol brasileiro. Entre passagens por Corinthians, Palmeiras, Internacional e tantos outros clubes, foram incontáveis partidas no estádio carioca. Mas, desde que assumiu a Seleção Brasileira, ele ainda não visitou o Maraca. E contava os dias para que tivesse essa oportunidade.
Após a vitória por 2 a 0 sobre a Argentina, o treinador comentou, em entrevista coletiva, a felicidade por finalmente realizar este sonho.
— Chego com muita tranquilidade, sabendo que é uma exposição muito grande. Mas com muita paz, de fazer o trabalho, de seguir na mesma forma e preparação, pedindo para os atletas buscarem recuperação. Tem outra coisa, vou me tornar verdadeiramente técnico da Seleção Brasileira. A boleirada fala assim: "jogou bola?". Eu falo: "joguei". Eles perguntam: "jogou no Maracanã?". Eu vou treinar no Maracanã — brincou Tite.
O Brasil enfrenta o Peru na final da Copa América, domingo, às 16h, no Maracanã.
Fonte: CBF
Tags:
O Blog Gol de Placa é de responsabilidade da Editoria de Esportes do Jornal de Fato. Tem a missão de fazer a cobertura em tempo real do esporte local, estadual, nacional e internacional.