A Federação Peruana de Futebol (FPF) confirmou, no início da noite desta sexta-feira, que o atacante Paolo Guerrero recebeu suspensão provisória de 30 dias pela Fifa por testar positivo em exame antidoping nas eliminatórias. Com a suspensão, Guerrero não poderá atuar pelo Peru nos jogos da repescagem da Copa contra a Nova Zelândia, que serão disputados em 11 e 15 de novembro.
A suspensão também impede Guerrero de atuar na partida deste domingo do Flamengo, contra o Grêmio, pelo Brasileiro, e na semifinal da Sul-Americana, contra o Junior de Barranquilla (COL).
Segundo o comunicado da FPF, a suspensão provisória de Guerrero foi comunicada pelo presidente da Comissão Disciplinar da Fifa na tarde desta sexta, por um "resultado analítico adverso" em exame antidoping realizado após a partida contra a Argentina. O jogo, disputado em 5 de outubro, era válido pelas eliminatórias para a Copa de 2018, e terminou empatado em 0 a 0. Guerrero quase marcou um gol de falta nos minutos finais.
O presidente da Comissão de Controle de Doping da CBF, Fernando Soléra, informou ao GLOBO que Guerrero testou positivo para um estimulante. A informação do doping do atacante havia sido divulgada inicialmente pelo canal "ESPN" da Argentina. Em casos como esse, a suspensão pode chegar a quatro anos.
"Paolo, capitão e líder da nossa seleção, cumpre um papel muito importante no selecionado dentro e fora do campo, graças à qualidade que evidenciou como pessoa. Valorizamos sua imensa contribuição à nossa seleção, e por isso a FPF e o Peru se solidarizam com ele neste momento difícil", diz o comunicado divulgado pela federação peruana.
Tags:
O Blog Gol de Placa é de responsabilidade da Editoria de Esportes do Jornal de Fato. Tem a missão de fazer a cobertura em tempo real do esporte local, estadual, nacional e internacional.