Seis partidas abrem nesta terça-feira, 2, a 49ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Os destaques ficam para as estreias de Vasco, Santos e Palmeiras neste primeiro dia de jogos na Copinha.
O duelo que abre oficialmente o torneio ocorrerá às 14 horas em Diadema, na Grande São Paulo. Pelo Grupo 26 se enfrentam Água Santa e Espírito Santo. A partida será disputada no Estádio Distrital Inamar. Pela mesma chave, o Vasco da Gama faz sua estria diante do Juventus de São Paulo. O duelo entre cariocas e paulista será às 16 horas.
Já às 17h15 jogam Grêmio Novorizontino e Aliança, do Ceará. As equipes fazem parte do Grupo 4. O confronto será realizado no Estádio José Ismael de Biasi, em Novo Horizonte. A estreia dos outros dois times da chave ocorrerá às 19h15. Neste horário de enfrentam Santos e América/RN.
O primeiro dia de jogos de jogos se encerra com duas partidas pelo Grupo 27. Às 19h30 jogam Taubaté/SP e Moto Clube/MA. Já às 21h30 duelam Palmeiras e Luverdense/MT. Os duelos serão disputados no Estádio Joaquinzão, em Taubaté. Vale lembrar que os horários das partidas são os de Brasília.
Com 128 equipes e 31 cidades (a capital terá duas sedes), a edição de 2018 supera a de 2017, que teve 120 times e 30 grupos. Houve uma desistência em cima da hora: do Fast Club, de Manaus, que não conseguiu recursos para a viagem. Em seu lugar entrou o União Barbarense, de Santa Bárbara D´Oeste (SP), completando o Grupo 23, com sede em Osasco (SP), ao lado de Audax, Atlético Mineiro e Rio Branco-ES.
A competição vai ser disputada em sete fases, sendo seis delas no formato de mata-mata e as duas últimas denominadas semifinais e final. Na primeira fase, os 128 clubes foram divididos em 32 grupos, nomeados numericamente (de 1 a 32), todos com sedes diferentes. As quatro equipes de cada grupo se enfrentam entre si em turno único.
Os dois melhores colocados avançam para a segunda fase, em um total de 64 times. Em caso de empate por pontos, serão observados os seguintes critérios de desempate: mais vitórias; melhor saldo de gols; mais gols pró; menos cartões vermelhos; menos cartões amarelos; confronto direto – em caso de empate entre apenas dois clubes; sorteio – a ser realizado na sede da FPF.
Na segunda fase, os primeiros melhores colocados encaram os segundos colocados – o vencedor do Grupo 1 mede forças contra o segundo colocado do Grupo 2, sendo que o primeiro colocado do Grupo 2 joga contra o segundo do Grupo 1 e assim sucessivamente. Nas fases subsequentes, as partidas seguem este formato, em jogo único. Em caso de empate serão observados os mesmos critérios da primeira fase.
A terceira fase vai ter 16 times, daí em busca do título. Assim sendo, o campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2018 totalizará nove jogos no período de apenas 23 dias.
Fonte: Blog do Edinaldo Moreno
Tags:
O Blog Gol de Placa é de responsabilidade da Editoria de Esportes do Jornal de Fato. Tem a missão de fazer a cobertura em tempo real do esporte local, estadual, nacional e internacional.