Por Ednaldo Moreno/defato.com
Um Ato Normativo assinado pelo presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), José Vanildo, pede a aplicação de multa de R$ 20 mil ao Potiguar por infringir o artigo 22 do Regulamento Geral de Competições da FNF. No entanto, no mesmo documento a entidade recomenda que a multa seja revertida em advertência “em razão da grave situação econômica do clube e da situação econômica nacional”.
O Futebol e Número conversou com uma pessoa próxima a diretoria do clube mossoroense. Ela contou que a cúpula alvirrubra acredita que o documento seja uma carta de recomendação da FN para que a equipe não seja punida pela perda dos pontos na partida contra o Palmeira. O Alvirrubro conta que o tribunal acate o Ato Normativo da entidade que comanda o futebol potiguar. O clube alega ainda que não é reincidente.
No Ato Normativo nº 02/2019, a FNF “resolve aplicar a penalidade administrativa de multa pecuniária no importe de R$ 20 mil (vinte mil reais), convolando em advertência, em razão da grave situação econômica do clube da situação econômica nacional, conforme prevê o art. 48 do Regulamento Geral das Competições da Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), e subsidiariamente previsto no Regulamento Geral das Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), art. 53”.
O blog entrou em contato com a assessoria de comunicação do Força e Luz e recebeu como resposta de que o clube entende que esse documento é apenas uma questão administrativa. No entendimento do Time Elétrico, a FNF relata somente o descumprimento da lei por parte dos mossoroenses, o que acarretou a multa e consequente advertência. Já o TJD vai julgar a escalação irregular do atleta.
Em entrevista ao programa ‘Globo Esportivo – 2ª edição’, da Rádio Globo Natal, na última sexta-feira, o presidente do TJD, Adriano Rufino, disse que o julgamento ocorreria nesta semana, sem especificar o dia e nem horário.
O Potiguar lidera o primeiro turno do Campeonato Estadual com oito pontos ganhos, dois a mais do que o ABC. Caso seja punido, o clube perderia seis pontos e cairia para as últimas posições, o que dificultaria a possibilidade de brigar por uma das duas vagas para a final da Copa Cidade do Natal.
ENTENDA O CASO
O presidente do Força e Luz, Ranilson Cristino, entrou com uma petição contra o Potiguar. O mandatário do Time Elétrico entende que o time mossoroense infringiu o artigo 22 do Regulamento Geral de Competições da Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF) por escalar um atleta com menos de 16 anos completos.
O atleta em questão é Sávio. Ele foi realizado pelo clube da Capital do Oeste e ficou no banco de reservas na vitória do Time Macho por 2 a 0 diante do Palmeira de Goianinha no último dia 9 de janeiro, pela primeira rodada da Copa Cidade do Natal.
Tags:
O Blog Gol de Placa é de responsabilidade da Editoria de Esportes do Jornal de Fato. Tem a missão de fazer a cobertura em tempo real do esporte local, estadual, nacional e internacional.