Quinta-Feira, 09 de janeiro de 2025

Postado às 08h30 | 11 Abr 2019 | Redação América mostra força, bate Potiguar e conquista Copa RN

Crédito da foto: Marcos Garcia/JORNAL DE FATO América ergue a taça da Copa RN em pleno Nogueirão

Por Edinaldo Moreno/defato.com

A torcida do Potiguar lotou seu espaço no Nogueirão na esperança de comemorar o título da Copa Rio Grande do Norte, equivalente ao segundo turno do Campeonato Estadual. No entanto, o América estragou a festa alvirrubra e venceu por 2 a 0. A decisão foi disputada na noite desta quarta-feira, 10, no Nogueirão.

Em nenhum momento o time mossoroense mostrou o futebol que apresentara para chegar a essa decisão. O Alvirrubro natalense se portou melhor do que os mossoroenses em grande parte do jogo. O primeiro tempo houve pouquíssimas oportunidades de gol. O primeiro tempo foi fraco tecnicamente.

A etapa complementar foi um pouco melhor do que a primeira, mas as equipes continuavam a arriscar pouco. O confronto mudou nos últimos dez minutos a partir do primeiro gol americano. Aos 35, os visitantes marcaram com Adriano Pardal.

O gol desestabilizou os jogadores do Time Macho. Aos 40 minutos, houve uma grande confusão entre jogadores e comissões técnicas. Após quatro minutos de empurra-empurra, o árbitro Caio Max expulsou o goleiro reserva do América Copetti e o volante Lucas Santos, do Potiguar, deixando os mossoroenses com um a menos.

O time mossoroense foi para cima nos últimos minutos. Porém, nos acréscimos perdeu o lateral-direito Thiaguinho. Ele cometeu falta no meio de campo e foi expulso deixando o Potiguar com apenas nove jogadores em campo.

O gol que decretou o título da Copa RN veio aos 51 minutos. Luizinho aproveitou saída errada da defesa príncipe. Ele invadiu a área e chutou forte para delírio dos americanos no estádio.

Com a vitória, o América conquistou o segundo turno e decidirá o Estadual com o ABC. O time também garantiu vaga na Copa do Brasil do próximo ano. O clube natalense também garantiu, no mínimo, uma vaga na Pré-Copa do Nordeste.

Ao Potiguar restou apenas a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro em 2020.

Jogo

1º tempo

Aos 3 minutos o América teve a primeira chance de gol. Allison Brand aproveitou a bola rebatida pela defesa do Potiguar e na marca do pênalti chutou forte e a bola passou por cima do gol de Andrei. O lance levou perigo a meta alvirrubra.

Aos 8 minutos Vinicius fez boa jogada pela esquerda, mas na hora do arremate chutou longe do gol.

Aos 14 minutos Jefinho teve sua primeira oportunidade. Ele recebeu a bola na direita e na hora do chute foi travado pelo zagueiro Allison Brand.

Aos 20 minutos o lateral-direito Thiaguinho levou cartão amarelo pelo puxão em Adriano Pardal.

Aos 21 minutos Hiltinho cobrou falta com perigo. A bola passou por todo mundo. O assistente marcou impedimento de Allison Brand que tentava chegar na bola.

Aos 23 minutos Andrei fez uma bela defesa. Roger Gaúcho passou para Diego. O atleta americano mandou uma bomba para uma boa defesa do arqueiro alvirrubro. Esta foi a primeira defesa na partida.

Aos 26 minutos Rafael Lima cabeceou e a bola passou à direita da meta do goleiro Ewerton.

Aos 27 minutos Jefinho levou cartão amarelo após lance no meio de campo e ter acertado o atleta do América, Leandro Melo.

Aos 32 minutos Vinicius ganhou do lateral-esquerdo americano. Ele encontrou Giovanni na área. O camisa 6 alvirrubro cabeceou para boa defesa do goleiro Ewerton. Esta foi a primeira finalização certa dos mossoroenses na partida.

Aos 41 minutos Marielson cobrou falta e a bola sobrou para Giovanni que não conseguiu dominar direito e Leandro Melo mandou para escanteio.

Aos 49 Adriano Pardal fez boa jogada pela esquerda e chutou forte para boa defesa do goleiro Andrei, que mandou para escanteio.

Aos 50 minutos Ricardinho ganhoi a disputa com Joaze e partia para um ótima contra-ataque do Potiguar. O lateral-direito do time natalense derrubou o jogador da equipe mossoroense e levou o cartão amarelo.

Aos 50 minutos Jefinho desperdiçou uma grande chance de abrir o placar. O artilheiro do Brasil recebeu a bola e da entrada da área chutou forte, mas a bola passou à esquerda do gol de Ewerton.

2º tempo

Aos 6 minutos o primeiro lance de perigo na etapa complementar. Marielson cruzou e Vinicius cabeceou. Ele buscou o canto esquerdo e a bola foi para fora.

Aos 7 minutos os jogadores do América pressionaram o árbitro e assistentes por um lance em cima de Adriano Pardal. Eles pediam pênalti em cima do camisa 11 do alvirrubro natalense. Até o técnico Moacir Júnior entrou em campo para reclamar. Na confusão Max levou cartão amarelo.

Aos 10 minutos o zagueiro Allison Brand quase marca para o América. Ele cabeceou com perigo e a bola passou perto da trave assustando o goleiro Andrei.

Aos 12 minutos Emanoel Sacramento fez sua primeira substituição. Ele tirou Marielson e colocou Jair.

Aos 16 minutos Ricardinho cabeceou fraco e o goleiro Ewerton defendeu sem dificuldades

Aos 23 minutos Sacramento tirou Vinicius e colocou Leandro Chaves.

Aos 33 minutos Joaze recebeu na direita e chutou. A bola desviou na zaga e foi pela linha de fundo.

Aos 34 minutos os jogadores reclamaram novamente com Caio Max de pênalti.

Aos 35 minutos o América chegou ao gol. Após levantamento na área, Adriano Pardal mandou para o gol e levantou a torcida americana em todo o estado do Rio Grande do Norte. O gol foi um balde de água fria na torcida do Potiguar que ficou em silêncio.

Aos 40 minutos o tempo fechou em campo. Os jogadores se empurraram e foi preciso a intervenção de policiais para separar os brigões. Houve até spray de pimenta.

Aos 44 minutos após toda a confusão o árbitro Caio Max expulsou o goleiro reserva do América Copetti. Lucas Santos também foi expulso deixando o Potiguar com um a menos. O jogo ficou parado por quatro minutos.

Aos 45 minutos Caio Max deu sete minutos de acréscimos.

Aos 47 minutos Thiaguinho fez falta em uma rápido contra-ataque do América e o árbitro Caio Max aplicou o segundo cartão amarelo no lateral alvirrubro.

Aos 51 minutos o América fez o segundo e decretou o título do segundo turno. Após saída errada da defesa do Potiguar, Luizinho invadiu a área e chutou forte sem chances para o goleiro Andrei.

Aos 52 minutos Caio Max apitou o final da partida e os jogadores do América foram comemorar junto de seu torcedor.

Ficha técnica

Jogo: Potiguar 0x2 América

Motivo: Final do 2º turno

Local: Nogueirão

Data: 10.04.19

Horário: 20h30

Árbitro: Caio Max Augusto Vieira

Auxiliares: Lorival Cândido das Flores e Jean Márcio dos Santos

Gols: Adriano Pardal 35’ (2º), Luizinho 51’ (2º)

Potiguar: Andrei; Thiaguinho, Rafael Lima, Júlio Pit e Ricardinho; Wallace (Gilmax), Lucas Santos, Marielson (Jair) e Giovanni; Vinicius Carvalho (Leandro Chaves) e Jefinho. Técnico: Emanoel Sacramento

América: Ewerton; Joaze, Adriano, Allison Brand E Kaike; Leandro Melo, Roger Gaúcho (Gabriel), Diego e Hiltinho (Luizinho); Adriano Pardal e Max (Jean Patric). Técnico: Moacir Júnior

Tags:

América
Potiguar
Copa RN
Nogueirão
estádio
Mossoró

voltar

Gol de Placa

O Blog Gol de Placa é de responsabilidade da Editoria de Esportes do Jornal de Fato. Tem a missão de fazer a cobertura em tempo real do esporte local, estadual, nacional e internacional.