Quarta-Feira, 25 de dezembro de 2024

Postado às 07h00 | 18 Ago 2017 | REDAÇÃO 11 Curiosidades sobre Edward Mãos de Tesoura, pela CULT

Crédito da foto:

A obra-prima de Tim Burton traduziu a personalidade sombria e poética do diretor
 
Em 1990, estreava uma das obras-primas de Tim Burton: Edward Mãos de Tesoura. Burton, roteirista e diretor do longa, inspirou-se nos contos de fadas para criar uma fábula particular que se relacionasse com sua (estranha e fantástica) personalidade. O resultado: uma narrativa simples, com tom fabuloso, somada a uma ambientação sombria e poética.

Edward é um tímido jovem – ou “criatura”, se preferir, criado por um inventor que o deu lâminas ao invés de dedos. Essa estranha e obscura família se vê em desgraça quando o “pai” de Edward vem a falecer. Vivendo em completa solidão, o garoto com mãos de tesoura é acolhido por uma família do bairro, que descobre seu dom artístico de fazer esculturas com as próprias “mãos”.

A fábula é ambientada em uma “terra dos sonhos”: irreal, atemporal. Não se pode definir uma época específica e nem um local que se assemelhe àquele. Burton criou os mínimos detalhes, desde os estilos de época até o aspecto peculiar de seus personagens – principalmente o de Edward.

Confira abaixo algumas curiosidades sobre Edward Mãos de Tesoura:

1. Considerado como um filme para público restrito (filme “cult” ou “de culto”), foi lançado, inicialmente, em pouquíssimos cinemas. Mas, o seu sucesso sublime fez com que fosse levado ao grande público. O resultado: uma bilheteria surpreendente.

2. Ao pensarmos em Edward, Johnny Depp automaticamente surge em nossas mentes. Mas, Tom Cruise, Jim Carrey, Robert Downey Jr. e até mesmo o rei do pop, Michael Jackson, chegaram a ser cogitados para o papel.

3. São ditas apenas 169 palavras por Johnny Depp durante todo o filme.

4. A última atuação no cinema do ator Vincent Price (1911–1993) foi em Edward Mãos de Tesoura. No filme, sua participação se encerra com a morte de seu personagem. Tim Burton muito o admirava – tanto que realizou o curta Vincent (1982), inspirado e narrado pelo próprio ator.

5. Tim Burton já revelou: considera Edward Mãos de Tesoura o seu melhor filme.

6. As cicatrizes no rosto de Edward vão se modificando em tamanho e profundidade ao longo do filme. A maquiagem levava cerca de duas horas para ficar pronta.

7. Robert Smith, vocalista da banda The Cure, foi convidado por Tim Burton para compor a trilha sonora do filme. Como nunca havia ouvido falar no diretor e estava ocupado gravando o disco Disintegration, acabou recusando a proposta. Danny Elfman, que já havia trabalho com Burton em As Grandes Aventuras de Pee-Wee (1985), aceitou o convite e acompanhou o diretor na produção de outras 9 trilhas sonoras.

FONTE: © obvious
Follow us: @obvious on Twitter | obviousmagazine on Facebook

Tags:

filme
filmes clássicos
edward mãos de tesoura
curiosidades

voltar

Comida, Diversão e Arte

Aqui respira cultura e diversão. Fique ligado no que acontece em Mossoró, no Rio Grande do Norte e no Brasil. Confira lançamento de livros, opções da boa leitura, espetáculos teatrais, festas e as boas opções da gastronomia local e regional. O blog “Comida, Diversão e Arte” deixa você antenado.