Sexta-Feira, 22 de novembro de 2024

Postado às 14h15 | 03 Jul 2017 | A nova ODONTOLOGIA já é a odontologia do FUTURO

Crédito da foto: fotoweb É possível planejamentos tratamentos de Ortodontia em períodos muito mais curtos, eficazes, mais confortáveis e previsíveis

Inegavelmente a tecnologia tem mudado o hábito da humanidade em todos os continentes ! Não sabe-se ainda quais são as suas consequências terminais nas escolas, empresas, profissões e meios de comunicação diante de tanta velocidade que chega a todo instante. Masas mudanças acontecem  visivelmente e deliberadamente .

Opa!!! A cada dia existe uma nova “viber” dando luzes a novos caminhos que surgem velozmente e que puxam os apaixonados e visionários  por este caminho sem volta.

A  odontologia esta na era mais digital da sua história e o Cirurgião Dentista tem que estar “on line” mais do que nunca ! Agora, Já!

Pois bem, diante de tudo isso, sem nenhuma dúvida, a odontologia é uma das áreas que mais recebeu este impacto tecnológico promovendo uma série de modificações em varias das suas especialidades.

Prevenção

Ortodontia 1

Cremes dentais  e produtos utilizados na prevenção das cáries com alta concentração de Flúoreto de sódio tornam-se mais eficazes  sinaliza um futuro com menos cárie.

Diagnostico

Os equipamentos de captação de imagens ( Raios X e Tomógrafos em 3D) conseguem captar imagens tridimensionais de altíssima resolução , emitindo pouquíssima radiação e com uma velocidade assustadora ,rapidamente, as imagens podem chegar no e-mail do profissional  com todos os detalhes anatômicos, podendo até receber através do whatsapp se precisar em situação de extrema urgência e previamente combinado com o serviço de imagem.

Ordodontia 3

Implantes dentários

Os novos designer e materiais utilizados na fabricação dos implantes dentários estão cada vez mais próximo da velocidade celular do nosso organismo tornando-se mais eficaz e encurtando o tempo de sua ativação, antes 6 meses, agora podendo até ser imediatamente com procedimentos menos invasivos.

Enxertos

Através da Biotecnologia  existe uma gama de  materiais que podem ser implantados para substituir ou reparar tecidos em falta. Podem ser de origem natural ou sintetizados em laboratório e são capazes de interagir com o corpo humano de diferentes formas  .

Os sintetizados fabricados com alta tecnologia conseguem transformar grandes regiões com perdas  ósseas severas  e mutiladas em áreas de boas perspectivas de serem reabilitadas através dos Implantes Dentários  e dos enxertos.

A busca da regeneração dos tecidos estão cada vez mais próximo do melhor resultado.

Estética

Ortodontia 4

Os computadores invadiram esta especialidade de forma impactante, em tempo, precisão e eficácia .

Só para se ter uma ideia , em apenas 10 minutos já é possível obter uma estrutura pronta de uma Lente de Contato  ou  Faceta em Porcelana confeccionada através de uma tecnologia revolucionária chamada CAD-CAN, enquanto  os tradicionais consultórios e laboratórios de próteses dentárias levariam pelo menos 5 horas.

Utilizando uma variedade de matéria prima compatível com a porcelana , um computador , softwere específico e uma maquina fresadora se consegue este feito.

Ortodontia

ortodontia 6

Durante muitas décadas a ortodontia limitou-se a realizar tratamentos muito conservadores levando aos seus tratamentos um períodos muito longo, causando o desconforto, o mau estar e sofrimento dos pacientes para conseguirem alinhar e equilibrar o posicionamento da sua arcada dentária  em busca do melhor sorriso.

Com a interação tecnológica compartilhada entre as diversas especialidades odontológica é possível realizar planejamentos e tratamentos de Ortodontia em períodos muito mais curtos, eficazes, mais confortáveis e previsíveis.

COLUNA CONEXÃO SAÚDE - Edição impressa do Jornal de Fato - domingo, 2 de julho de 2017

Tags:

voltar

Conexão Saúde

Ney Robson Vieira Alencar é especialista em Implantodontia com Pós-graduação em Prótese Dental/USP. Atende na Oral Clínica, localizada à Rua Pedro Velho, 99. Foi secretário de saúde do município de Alexandria (RN) e diretor-geral do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) em Mossoró (RN). Assina a coluna Conexão Saúde no Jornal de Fato e no Defato.com.