Muitas mudanças podem ser percebidas no corpo da mulher após o parto - com o aleitamento materno durante alguns meses, por exemplo, as mamas tendem a murchar e desinchar. Assim, elas podem perder firmeza e ocupar uma posição mais baixa no tórax.
"Essa e outras alterações afetam a autoestima da mulher, e as cirurgias plásticas podem restabelecer uma relação saudável com o próprio corpo", diz Victor Lima, cirurgião plástico membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da American Society of Plastic Surgery.
Conheça alguns procedimentos e cirurgias comumente realizados por mulheres que se tornaram mães, e buscam por mais harmonia estética. Essas cirurgias podem ajudar a paciente ter uma relação mais saudável com o próprio corpo:
Cirurgia íntima
Na região genital, após a gestação, diversas mulheres podem se incomodar com o aumento dos pequenos lábios e atrofia dos grandes lábios, além de sentirem que o canal vaginal dilatou de forma irreversível. "Mais do que um incômodo estético, isso pode acarretar em desconforto durante o ato sexual, com sensação de dor e secura", afirma o cirurgião plástico Victor Lima.
"O rejuvenescimento vaginal é um procedimento que pode ajudar mulheres que queiram mudar essa realidade", completa. A cirurgia diminui os grandes lábios e devolve volume e consistência aos grandes lábios.
Prótese de silicone
Segundo o cirurgião plástico, é muito comum receber no consultório mulheres insatisfeitas com as mamas depois da amamentação, já que elas podem perder a firmeza durante o processo. Além disso, muitas mamães ainda têm que lidar com alterações de cor e tamanho permanentes das aréolas e mamilos (tendem a ficar mais escuros, largos e com mamilos grandes). "Fazendo uma suspensão, ou lifting das mamas, conseguimos não só devolver a firmeza e volume das mamas, como reposicioná-las no tórax, o que as torna mais joviais e atraentes", diz o médico.
Abdominoplastia
A barriga flácida é comum após o trabalho de parto, e ela é resultado da hiperdistensão da parede abdominal durante a gravidez. Exercícios abdominais podem fortalecer a musculatura, mas nada fazem pela flacidez da pele e pelo afastamento entre os músculos na linha média, que mantém a barriga distendida. Quando isto ocorre, é necessário recorrer a uma cirurgia de abdômen.
Tags:
Ney Robson Vieira Alencar é especialista em Implantodontia com Pós-graduação em Prótese Dental/USP. Atende na Oral Clínica, localizada à Rua Pedro Velho, 99. Foi secretário de saúde do município de Alexandria (RN) e diretor-geral do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) em Mossoró (RN). Assina a coluna Conexão Saúde no Jornal de Fato e no Defato.com.