Todos nós temos uma pessoa da família ou próxima de nós na terceira idade .Será que esta pessoa realmente está sendo bem cuidada ? Será que os cuidados ,a atenção e a contribuição para o seu crescimento educacional , pessoal e profissional que esta pessoa dedicou-se ao longo de sua vida proativa , décadas de convivência está agora recebendo este cuidado e carinho merecido ?
Todo mundo sabe que estar ao lado dos amigos e da família durante a terceira idade pode promover inúmeros benefícios à saúde, como evitar a depressão, os problemas do coração e muito mais.
Mais do que triste, a solidão é perigosa para a saúde dos idosos, é tão prejudicial ao corpo quanto a obesidade e aumenta em 14% o risco de morte prematura de quem chegou à terceira idade.
Os sintomas mais comuns do isolamento são insônia, depressão, aumento da pressão arterial e dos níveis de cortisol — o hormônio do estresse, responsável por cumprir papel essencial nas respostas de situações de perigo.
As emoções como medo ou ansiedade, dois sentimentos comuns na solidão, perturbam o sistema nervoso autônomo, região que controla a respiração, a circulação do sangue e o controle de temperatura, por exemplo.
Essas respostas orgânicas aos estados emocionais são chamadas de doenças psicossomáticas. Pode existir uma maior sensibilidade à dor, predisposição à infecção e maior descontentamento porque a solidão é um exacerbador dessas condições, tornando-as mais evidentes.
Aspectos ambientais também agravam os prejuízos da solidão. Viver só e ser o único responsável por tudo, é um dos aspectos psicológicos que trazem muitos prejuízos emocionais.