Mãe, compositora e empresária: assim se define Inez Stadler. Responsável por compor os principais sucessos de seus filhos, que formam a dupla sertaneja Davi & Fernando, Inez vive na pele os desafios de ser mãe e trabalhar na indústria da música.
“Minha história na música tem mais de doze anos e sempre foi um grande desafio. Quando tudo começou eu havia ficado viúva há pouco tempo e tinha o compromisso de fazer os meus filhos estudarem. Na época, Fernando estava no segundo ano de administração, mas em uma conversa comigo, ele revelou que isso não era o que ele queria. Na verdade, ele e o irmão tinham o sonho de se tornarem cantores. Quando falei que seria um caminho muito difícil, ele me respondeu: ‘se a senhora nos ajudar, a gente vai conseguir’. Foi quando percebi que eles realmente queriam muito isso e que eu tinha que ajudá-los”, relata Inez.
Desse modo, a dupla Davi & Fernando estava formada. Após algumas apresentações ao vivo em emissoras locais de televisão, os artistas buscaram meios para lançar a primeira música original. “O principal desafio era achar a música certa para gravar. Eu não encontrava nada que combinasse com a identidade deles, por isso resolvi compor ‘Curso Bão’, inspirada pela história de parentes distantes. De início, os meninos acharam a letra muito diferente, mas acabaram gravando e publicando no YouTube. Um mês depois a música bateu 100 mil visualizações”, relata Inez.
Com o sucesso do single, a família começou a receber ligações de Marília, Maringá e Presidente Prudente, entre outras cidades. Eram contratantes interessados em agendar shows. Para aproveitar a oportunidade, a família montou uma banda e conseguiu uma van. Assim, a dupla pôde se apresentar em casas noturnas.
Outros sucessos
Em 2010, Davi e Fernando gravaram o primeiro DVD, e novamente o talento de Inez para a composição foi essencial para o sucesso. “Eu não gostei do repertório original e discuti com o produtor a respeito, mas ele disse que não ia mudar nada. Cheguei em casa muito brava. Lembro que pedi um papel e uma caneta e saí escrevendo a música que iria mudar a nossa história. Estou falando de ‘Como é que o Bruto Faz'. Essa foi a última música a entrar no repertório, mas alguém filmou a apresentação e colocou no YouTube antes de lançarmos o DVD, e a música estourou”, conta a empresária.
Mas não se engane, pois os sucessos escritos por Inez não pararam por aí. Em 2013, ela compôs a música “Colheitadeira do Vovô”, inaugurando o estilo que viria a ser conhecido como sertanejo bruto ou "agronejo". Outras duplas que exemplificam o estilo são: Léo & Rafael, Antony & Gabriel, Bruno & Barretto e Brenno & Matheus.
RETRANCA
Título: Como conciliar a carreira musical e a maternidade?
Legenda: Dupla sertaneja Wilson e Soraia
Para Inez Stadler, ser mãe de artistas exige cuidado em dobro. “Estou sempre preocupada com a maneira com que meus filhos se comportam, pois como são pessoas públicas, quero que eles passem uma boa imagem às outras pessoas. E no meu caso, tenho uma eterna cobrança de estar fazendo composições para eles se projetarem”, revela. Além disso, para conseguir conciliar a carreira de empresária e compositora com a maternidade, Inez teve que adotar personalidades distintas:
“Na estrada sou a ‘Dona Inez’, como me chamam. Procuro cuidar da equipe, poupar os meninos de alguns estresses, e também procuro fazer com que o contratante fique satisfeito com o show, sempre intermediando a situação para que tudo corra bem. Exijo muito dos meninos, tanto no palco quanto no comportamento. Mas em casa somos beijos e abraços, temos muita conexão um com o outro”, detalha Inez.
Wilson & Soraia
Quem também enfrenta o desafio de conciliar a carreira musical com a maternidade é Soraia, da dupla sertaneja Wilson e Soraia, que já tem mais de trinta anos de história. Ela contou para a equipe da New Music Brasil que a chegada da sua filha foi o que lhe mostrou o verdadeiro sentido da vida:
“Costumo dizer que a minha vida tem um divisor de águas, que foi o nascimento da minha filha. É até difícil de explicar, mas antes dela chegar, nos meus 37 anos de idade, eu senti um vazio enorme. Chorei e pedi a Deus que me mandasse um filho, pois o vazio que eu sentia não seria preenchido facilmente. Três meses depois eu estava grávida. Ela foi muito esperada e recebida com um amor que eu não sabia que existia”, relatou a artista.
Quando perguntada sobre como é a experiência de ser mãe e artista ao mesmo tempo, Soraia respondeu: “as escolhas para uma profissional que se torna mãe são delicadas. Acho que sempre perdemos alguma coisa. Mas o maior desafio com certeza é a distância por conta de viagens a trabalho”.
Segundo Soraia, para conciliar a carreira com a maternidade é preciso saber escolher e abrir mão de compromissos em ambas as esferas, quando necessário. “Em alguns momentos vamos perder, seja de um lado ou de outro, mas faz parte do jogo da vida. Apesar dos desafios, tenho conseguido conciliar o trabalho e a maternidade sem grandes danos para minha carreira ou para a minha filha”, concluiu.
Tags: