O nível do Guaíba tinha voltado a subir na terça-feira (14), mesmo sem chuva. O lago estava bastante agitado devido ao vento, e houve, inclusive, formação de ondas. No entanto, ao longo desta madrugada, o nível do Guaíba caiu. Às 20h15 de terça, ele tinha chegado a 5,25 m. O nível foi caindo e chegou a 5,20 às 6h15 desta quarta-feira.
Pesquisadores da UFRGS apontam que a tendência, agora, é de queda, dependendo das eventuais chuvas dos próximos dias.
Resumo
Após chegar a 5,25 metros ontem, o nível do Guaíba baixou e chegou a 5,22 metros, às 6h15. Às 8h15, o nível era de 5,19 metros. A água recuou em algumas ruas de Porto Alegre.
Segundo pesquisadores da UFRGS, a tendência é de queda nos próximos dias, mas o Guaíba só deve chegar aos 4 metros entre os dias 19 e 21 de maio. A cota de inundação é de 3 metros.
A cidade de Guaíba, que fica às margens do lago, ordenou a evacuação imediata de 2 bairros por causa do risco de inundações.
O Rio Grande do Sul deve ter hoje mais um dia sem chuva e com baixas temperaturas, com risco de geada no sul do estado. Chuvas fortes podem voltar amanhã a Porto Alegre e à Serra Gaúcha.
Para quem doar: saiba como ajudar quem perdeu tudo na tragédia
Tags: