Por Gabriela Macêdo, Vanessa Chaves, g1 Goiás
O cantor Marrone, da dupla com Bruno, passou por uma cirurgia de urgência feita nos dois olhos em um hospital de Goiânia. A assessoria do artista explicou que ele foi diagnosticado com glaucoma em estágio avançado. Para entender um pouco mais sobre esse tipo de cirurgia, o g1 conversou com a oftalmologista Fátima Camargo (entenda sobre o procedimento abaixo).
“O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Alguns casos a gente consegue controlar com o uso de colírios e outros, mesmo com dose máxima de colírio, não se consegue controlar a pressão intraocular, aí é necessária a realização de cirurgia”, detalhou a especialista.
A médica ainda explicou que, como o glaucoma não tem cura, as cirurgias realizadas são uma das tecnologias utilizadas para o controle da doença (entenda mais sobre a doença e a cirurgia abaixo). O procedimento foi feito em Marrone nesta segunda-feira (17). A assessoria informou que ele recebeu alta e foi para casa no mesmo dia. Segundo a irmã do cantor, Cida Ferreira, a cirurgia foi rápida, cerca de 25 minutos em cada olho, e Marrone passa bem.
Segundo o Hospital de Olhos (CBCO), ele foi operado e está bem, mas vai precisar de 15 dias de afastamento e posteriormente deve passar por uma nova avaliação do caso. Conforme a assessoria, nenhum show será cancelado e Bruno, dupla com Marrone, vai seguir com a agenda.
LEIA TAMBÉM
Marrone durante apresentação — Foto: Érico Andrade/g1
Glaucoma avançado e cirurgia
Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, a maioria das vezes o glaucoma não apresenta sintomas. Um tipo diferente de glaucoma, chamado de ângulo fechado, ocasiona pressão alta e outros sintomas. Entre eles: olhos muito vermelhos e dores no olho e na cabeça.
Ao g1, a médica Fátima Camargo explicou que o glaucoma acontece quando a pressão elevada dentro do olho danifica o nervo óptico. Apesar de não ter cura, a doença é controlável. Em alguns casos mais leves, segundo a especialista, esse controle pode ser realizado por meio do uso de colírios.
No entanto, em casos mais graves, pode ser necessária a realização de uma cirurgia de urgência, como no casso do cantor Marrone. Apesar de não ter sido divulgada a técnica utilizada na cirurgia do cantor, a especialista explicou que as novas tecnologias permitem que vários tipos de procedimentos possam ser realizados para o controle do glaucoma.
“Felizmente existem várias técnicas, como alguns stents que a gente coloca no “ângulo” da córnea iridocorneana. É um tipo de stent que faz um efeito similar ao stent que é colocado no coração, melhorando o fluxo do humor aquoso, que é o liquido que circula dentro do olho, controlando a pressão”, explicou a médica.
Ainda segundo a médica, mesmo com a realização da cirurgia, o acompanhamento da doença permanece sendo necessário.
“O glaucoma não tem cura, mas é controlável. Mesmo com a cirurgia tem que ficar acompanhando. O ideal é que quem tem glaucoma vá ao médico de quatro em quatro meses medir a pressão [do olho]”, complementou a médica.
Saúde de Marrone
Marrone durante apresentação — Foto: Érico Andrade/g1
Em nota, o hospital em que Marrone fez a cirurgia explicou que o cantor descobriu a gravidade da doença em uma consulta de rotina. Na ocasião, ele já foi internado para a realização do procedimento.
A irmã do cantor Marrone, Cida Ferreira, explicou à TV Anhanguera que, segundo os médicos, a doença é hereditária, uma vez que ela e a mãe também foram diagnosticadas. Cida ainda detalhou que Marrone procurou os médicos após sentir dores de cabeça.
José Roberto Ferreira, conhecido artisticamente como Marrone, é natural de Buriti Alegre. Em março de 2023, o cantor sertanejo fez seis procedimentos no rosto que dividiu opiniões na internet. Entre os procedimentos estão 'levantamento' da pele do rosto, diminuição da papada e até preenchimento dos lábios.
Tags: