Quarta-Feira, 25 de dezembro de 2024

Postado às 10h45 | 15 Nov 2024 | redação Unhas quebradiças atingem 2 a cada 10 brasileiros; veja quais são os fatores

Crédito da foto: Ilustrativas Unhas quebradiças

Por Anna Luisa – Especial

Unhas fracas e quebradiças podem surgir por diversos fatores, seja pelo contato direto das mãos com produtos químicos, como cloro ou acetona, que ressecam as unhas, ou devido ao hábito de roer unhas, que provoca microtraumas.

A dra. Tatiana Gabbi, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e chefe do Ambulatório de Doenças das Unhas do HCFMUSP, explica que unhas fracas, ressecadas ou quebradiças também podem ser sinais de problemas de saúde, como deficiências de vitaminas e minerais, distúrbios da tireoide ou síndrome das unhas frágeis — caracterizada pela dificuldade das unhas em reter água, o que as tornam secas e propensas à descamação.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a síndrome das unhas frágeis pode afetar até 20% da população e é mais comum em mulheres, e pode estar associada a dois principais distúrbios: onicosquizia e onicorrexe.

A onicosquizia é a descamação horizontal das unhas, enquanto a onicorrexe se caracteriza por estrias longitudinais, que podem causar a quebra nas pontas das unhas.

"É muito comum que pacientes com essas queixas recorram a produtos com formaldeído (formol), que pode auxiliar no fortalecimento de unhas amolecidas, ou seja, aquelas com excesso de água. No entanto, indivíduos que apresentam sinais de onicosquizia e onicorrexe devem evitar produtos com esse ativo, já que ele 'retira' a água das unhas, agravando a descamação. O ideal é utilizar produtos que reforcem diretamente a estrutura ungueal. Fortalecedores formulados com ingredientes como pullulan, um biopolímero de polissacarídeos hidrossolúveis que retém água e forma um filme protetor contra agressores externos, e o complexo NailVit, uma combinação de aminoácidos vegetais que protege, hidrata e fortalece as unhas, são opções eficazes”, completa a dermatologista.

Para um diagnóstico preciso, a dra. Tatiana Gabbi explica que é preciso fazer uma avaliação detalhada do histórico clínico do paciente, exame físico e, se necessário, exames laboratoriais para descartar outras causas.

“É sempre importante lembrar que nem todas as unhas frágeis ou quebradiças estão relacionadas à síndrome. Por isso, quando a causa não é identificada, o foco deve ser na melhoria das condições locais das unhas, mantendo-as curtas, aplicando hidratantes no comprimento e nas cutículas, e corrigindo deficiências nutricionais, além de utilizar luvas de proteção. Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, também ajuda no fortalecimento das unhas, e, em alguns casos, ajustes na dieta e suplementação podem ser necessários”, finaliza.

BOX

 

Quais são as principais doenças e condições nas unhas?


1 – Onicomicose

Conhecida como uma infecção fúngica das unhas, essa condição é caracterizada por sua descoloração, além de enfraquecimento e desintegração das unhas. É bastante comum que essa doença deixe as estruturas frágeis, interferindo na sua saúde.

O tratamento é bem simples, em que a onicomicose poderá ser tratada com antifúngicos tópicos ou orais, dependendo da gravidade do caso. Lembre-se sempre de consultar seu médico.

 

2 - Unhas encravadas

Essa é outra condição comum que interfere na saúde das unhas. Isso ocorre quando a borda da unha penetra a pele ao seu redor, gerando dores intensas na região e até mesmo infecção.

Para tratar da condição, a recomendação é manter os pés secos e cortar as unhas em linha reta pode ajudar na prevenção, porém, existem casos que podem exigir procedimentos cirúrgicos.

 

3 - Unhas amareladas

As unhas amareladas podem ser consideradas sintomas de outras condições, como infecções fúngicas ou até mesmo doenças respiratórias. Sua descoloração poderá ser facilmente tratada com antifúngicos ou simples mudanças no estilo de vida.

 

4 – Paroníquia

Geralmente, a paroníquia é uma inflamação da pele da unha causada por infecções bacterianas ou mesmo fúngicas. Devido ao seu processo, o tratamento pode variar entre antibióticos e até drenagem, dependendo do nível de gravidade.

 

5 - Melanoma subungueal

O melanoma é uma condição rara, porém, perigosa já que se trata de um tipo de câncer de pele. Essa condição se desenvolve sob a unha, causando sintomas como mudanças na cor e também forma da unha. Geralmente, o tratamento envolve cirurgia para removê-lo, incluindo terapias e outros processos de saúde.

 

6 – Onicólise

Nesta condição, a unha poderá sofrer um deslocamento do leito ungueal, causado por lesões, indicações e outras condições. Seu tratamento deve ser baseado de acordo com o motivo desse movimento.

 

Tags:

Saúde
unhas
quebradiças

voltar